Engravidar é um sonho que várias mulheres têm ao longo da vida. Muitas se preparam para escolher o melhor momento. Mas, mesmo com tantos cuidados e preparação, algumas coisas podem não sair conforme o esperado, como por exemplo, engravidar de gêmeos!
A gravidez de gêmeos acontece quando são gerados dois ou mais bebês ao mesmo tempo. Considerada um evento incomum, ela ocorre em uma a cada 100 gestações. Mas, por que isso acontece?
Para responder a essa pergunta é necessário voltar no tempo, nove meses antes do nascimento, mais especificamente na fecundação. Fecundação é o nome dado para o encontro do óvulo da mulher com o espermatozóide do homem. Estas células são muito especiais, pois carregam toda a carga genética da mãe e do pai. Quando este encontro acontece, esse material genético se une e se funde, originando uma nova célula com grande potencial para se transformar em um outro ser completamente diferente, com suas próprias características.
Na gravidez de gêmeos o risco de pressão alta, diabetes e parto prematuro é maior
É exatamente por isso que ninguém é igual. Os únicos que fogem a esta regra são os gêmeos idênticos. Também chamados de gêmeos univitelinos, eles são resultado da divisão de um único óvulo fecundado por um único espermatozóide. Logo, os gêmeos idênticos têm obrigatoriamente a mesma carga genética e o mesmo sexo. Parece cópia xerox! Verdadeiros “clones” da natureza.
A formação de gêmeos não-idênticos acontece quando, ao invés de liberar um óvulo por mês, como acontece na maioria das vezes, a mulher libera dois ou mais óvulos que serão fecundados por dois ou mais espermatozóides. Pode parecer estranho, mas o resultado é a formação de indivíduos totalmente distintos, que podem ou não ter o mesmo sexo. É como se a mulher tivesse ficado grávida mais de uma vez. A diferença é que os bebês nascem ao mesmo tempo!
Para muitas mulheres, a descoberta da gravidez é um momento de muita felicidade e alegria, mas também de preocupações e cuidados com o seu bem-estar e do bebê. Isso é particularmente importante na gestação de gêmeos, pois tende a ter mais problemas do que a gestação de um só bebê. Na gravidez de gêmeos o risco de pressão alta, diabetes e parto prematuro é maior.
Por isso futuras mamães, muita atenção: se o pré-natal é fundamental quando se engravida de um só, imagina quando se tem mais de um na barriga! Visite seu médico regularmente, siga as recomendações e não deixe de comparecer as consultas. Assim, você aumentará suas chances de ter uma gravidez e um parto saudáveis!
Dra. Mariana Maldonado é médica ginecologista e obstetra, especialista em Sexologia e Homeopatia.
E-mail: [email protected]
Site: www.marianamaldonado.com.br








