Para quem faz exercícios físicos, as dores pós-treino podem aparecer de vez em quando, sendo normal a busca por alternativas para aliviar os incômodos. Além de um truque simples no banho, algumas massagens podem ser muito eficientes para melhorar a situação rapidamente.
Leia também:
As 3 lesões mais comuns na academia: sintomas e tratamento
8 erros que qualquer um pode cometer no treino e prejudicar seriamente a saúde
Truque para não sentir dor durante o agachamento e conseguir turbinar bumbum
Segundo Bruna Caetano, esteticista do Fit Body Pilates Spa & Estética, em São Paulo, alguns cuidados como fazer uma massagem, devem estar na lista de prioridades depois dos treinos. A profissional afirma que essa é uma técnica importante para relaxar o corpo. Confira quais são as mais indicadas nessa situação.
Melhores massagens para dor pós-treino
Massagem Desportiva
Feita com vigor e com movimentos rápidos, tem como objetivo recuperar os músculos e aumentar a circulação de sangue na musculatura. É recomendada para atletas ou para aqueles que praticam atividades físicas com frequência. “Essa massagem pode ser feita antes até mesmo da atividade para prevenir lesões musculares e depois também para reduzir a tensão no pós-treino”, pontua a esteticista. Essa técnica pode ser feita duas vezes por semana e dura 60 minutos.
Massagem Terapêutica
O procedimento é feito com creme e com a pressão dos dedos em pontos específicos do corpo para tirar os nódulos de tensão. O deslizamento nas costas e pernas também é realizado para promover o relaxamento. O massagista pode cuidar de problemas nos músculos, ligamentos e tendões. Com técnicas manuais para o equilíbrio do corpo, estimula o relaxamento e a regulação do sistema neuro-muscular e dura 60 minutos.
Reflexologia
Essa técnica faz pressões em pontos dos pés para refletir os órgãos internos e possibilita uma sensação de relaxamento. Por meio de pressão, a reflexologia tem como objetivo estimular as zonas reflexivas localizadas nas mãos e nos pés. É indicada para aliviar tensões, ativar a circulação e aumentar a vitalidade do organismo e dura 30 minutos.
Shiatsu

Nesse procedimento a pressão dos polegares, dedos e palmas das mãos é aplicada pelo terapeuta em áreas específicas do corpo, definidas durante a anamnese, uma espécie de entrevista feita com o cliente, para entender sua história clínica e localizar a dor. A principal função do Shiatsu é levar o bem-estar por meio de pontos vitais do corpo. A técnica auxilia a reequilibrar as energias e dura 60 minutos.
Massagem relaxante
Essa massagem é feita com óleos ou cremes associados à aromaterapia, possibilitando o bem estar e sensação de tranquilidade e conforto, além de equilibrar o corpo e a mente. “A técnica é mais suave e utiliza movimentos leves deslizantes no corpo. Ela pode ser feita para aliviar o estresse, além disso, a massagem reduz a tensão muscular”, ressalta Bruna. O procedimento dura 60 minutos.