O consumo excessivo de sal tem sido relacionado a diversos problemas de saúde, incluindo a hipertensão arterial. No entanto, o sódio, mineral presente no alimento, também desempenha importante papel no bom funcionamento do organismo. Ou seja, diminuir muito ou mesmo cortar completamente o sal do cardápio pode ser perigoso.
Cortar o consumo de sal pode prejudicar a saúde
De acordo com o médico James DiNicolantonio, reduzir drasticamente a ingestão de sal pode promover desequilíbrio no organismo e até mesmo levar à diabetes por piorar a resistência à insulina.
Em um artigo para o site MindBodyGreen, o especialista afirma que dietas com baixo teor de sal podem até causar hipertensão ao induzir a resistência à insulina vascular, o que é uma resposta vasodilatadora reduzida quando a insulina atua sobre artérias e vasos sanguíneos.
Em pacientes hipertensos com tolerância à glicose diminuída, a restrição de sal, diz o médico, pode agravar a resposta glicêmica. Ele cita estudos que confirmam que uma alimentação com pouco sal parece piorar os primeiros sinais detectáveis de diabetes tipo 2.
Qual a quantidade de sal ideal para consumo

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, o consumo de sódio deve ser inferior a 2 gramas por dia, ou seja, 5 gramas de sal, a principal fonte do mineral em nossa alimentação. O consumo nas quantidades recomendadas para adultos ajuda a reduzir a pressão arterial e o risco de doenças cardiovasculares, AVC e infarto.
Ainda de acordo com a organização, a maioria das pessoas consome altas quantidades de sal, uma média de 9 a 12 gramas por dia. Estima-se que cerca de 2,5 milhões de mortes poderiam ser evitadas a cada ano se a ingestão do alimento fosse reduzida aos níveis indicados pela comunidade médica.
Saúde e alimentação
- Óleo MUITO usado e tido como saudável pode até favorecer Alzheimer
- 7 receitas antigas que ajudam a tratar problemas de saúde
- Azeitona previne câncer de mama e te dá outros 5 motivos para consumi-la