Dieta saudável: saiba quais alimentos deixaram de ser vilões

Por muito tempo, ovo, chocolate, cerveja e café deveriam passar longe da mesa de quem busca manter uma alimentação saudável. Contudo, estudos recentes comprovam consumir estes alimentos de forma moderada, além de não fazer mal, traz uma série de benefícios à saúde.

Leia também:

Dieta Dukan garante emagrecimento rápido e definitivo

Saiba quais alimentos são os campeões em aumentar a gordura abdominal

Farinha de chia substitui a de trigo com mais nutrientes e menos calorias

Cerveja previne doenças

O lúpulo presente na cerveja é rico em antioxidantes. Crédito: Shutterstock

Os  antioxidantes presentes no lúpulo fortalecem o sistema imunológico, prevenindo doenças e infecções. Estudos ainda mostram que o consumo moderado de cerveja (uma latinha para as mulheres e duas para homens), quando associado a um estilo de vida saudável, contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares. Além disso, pesquisadores de Harvard observaram um aumento nos níveis de colesterol bom (HDL) nas pessoas que consumiram cerveja com moderação e regularidade.

Ovo faz mal?

O ovo é capaz de elevar os níveis de colesterol e prejudicar a saúde do coração, certo? Errado! Estudo publicado recentemente no British Medical Journal concluiu que, o colesterol proveniente da alimentação interfere pouco em sua concentração no sangue.

Em compensação, o ovo é um alimento com alto valor nutricional, fonte de vitaminas A, D e do complexo B. A clara é fonte de albumina, uma proteína de alto valor biológico e a gema contém antioxidantes que contribuem para a saúde dos olhos e dos neurônios.

Chocolate amargo 

Matéria prima do chocolate, o cacau contém nutrientes benéficos à saúde. Crédito: Shutterstock

Se antes ele era considerado o vilão número 1 das dietas, hoje o chocolate demonstra seu potencial benéfico em um estilo de vida equilibrado. Graças às propriedades do cacau, o chocolate é rico antioxidantes, principalmente os amargos. O chocolate ainda estimula a produção de serotonina, hormônio que controla as sensações de prazer e bem estar.

Café emagrece 

O cafezinho, apontado tantas vezes como o causador de problemas gastrointestinais, tem boas quantidades minerais e antioxidantes que combatem os radicais livres. Por ser estimulante do sistema nervoso, a cafeína é aliada do emagrecimento, melhora o desempenho esportivo e contribui para o foco e a atenção.

Quando o assunto é dieta e alimentação saudável, esta frutinha tem efeitos poderosos. Confira este vídeo e saiba quais benefícios o limão traz para a saúde.