Apesar de ser considerada a maior vilã do emagrecimento, a gordura boa é essencial para o emagrecimento e a manutenção do peso, pois evita a fome exagerada comum em dietas restritivas e minimiza as chances do efeito sanfona, já que pode fazer parte de um plano alimentar que “reprograma” o corpo e acaba de vez com o acúmulo de gordura.
Dieta para parar de ganhar gordura
Rodrigo Polesso, especialista em emagrecimento e criador do programa Código Emagrecer de Vez, explica que o consumo de alimentos ricos em gordura saudável ajuda a fazer com que o organismo realize naturalmente a programação contra o excesso de gordura. Portanto, comidas como carnes, óleos, sementes, oleaginosas e até frutas, como o abacate, podem sim estar no cardápio de quem quer secar.

De acordo com o profissional, quando a ingestão de carboidratos é corrigida, ela passa a desbloquear a queima de gordura ao invés de queimar apenas açúcar (glicose), permitindo que o emagrecimento aconteça mais facilmente ao liberar as travas hormonais que atrapalham o processo. Polesso ressalta, porém, que apenas um correto ajuste da ingestão de gorduras naturais junto com o equilíbrio no consumo de carboidratos pode garantir um papel fundamental na reprogramação do metabolismo e na saciedade.
O especialista explica que, após um período de mudança do corpo, é até possível voltar a consumir estes alimentos esporadicamente, sem precisar se privar completamente de nenhuma comida, mas sim conhecendo o impacto hormonal de cada um para nos permitir equilíbrio e sucesso nos objetivos pessoais.
Dieta dos sucos: 5 receitas para turbinar o emagrecimento e desinchar