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Dieta do cabelo

Publicado 30 Jun 2016 – 08:13 PM EDT | Atualizado 20 Mar 2018 – 12:57 PM EDT
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Por Andressa Jasmim, nutricionista*

andressa@bemleve.com.br

É comum as mulheres procurarem tratamentos químicos para os cabelos em busca de estética. Depois de algum tempo, os fios tratados inadequadamente tornam-se frágeis, quebradiços, volumosos e ressecados. Os cabelos são submetidos a muitas agressões, como uso constante de secador de cabelos, além de tratamentos químicos, como permanentes, tinturas, relaxamentos, amaciamentos e alisamentos, o que enfraquece as raízes e aumenta a queda. Todos os processos químicos resultam em desmineralização dos fios de cabelo, o que significa a perda de oligoelementos essenciais como o silício, totalmente envolvido no processo de regeneração e vitalidade capilar.

Os oligoelementos protegem a superfície do fio e são importantes para a aparência dos cabelos. A nutrição deve ser obtida com aminoácidos (proteína) e oligoelementos para que haja um processo de regeneração e aumento da hidratação, resultando em cabelos maleáveis, com brilho e volume controlados. Produtos com oligoelementos e aminoácidos específicos promovem um aumento da resistência do fio à quebra.

Alguns elementos minerais são vitais para a saúde e boa aparência dos cabelos. Veja quem são e o que fazem estes tais oligoelementos:

Cálcio: a deficiência em cálcio faz com que o cabelo fique frágil e quebradiço. Sua ação é essencial para as proteínas do cabelo.

Manganês: é essencial para a cutícula do cabelo, na sua lubrificação e proteção ideal. Existem vários trabalhos que relacionam sua deficiência à existência da alopécia, isto é, queda de cabelo.

Silício: um dos componentes mais importantes para o cabelo, participa da reconstituição do cabelo e luta contra o seu envelhecimento. É essencial para a obtenção de brilho.

Zinco: fundamental para a oxigenação, nutrição e reconstituição das células. Fundamental no tratamento de cabelos enfraquecidos e reconhecido como essencial para o fortalecimento capilar.

A beleza e saúde capilar estão estritamente relacionados à hidratação do fio. A perda da água provoca descamações, rupturas, perda de brilho e pontas quebradas. A proteína forma um filme protetor, mantém a água no fio e os aminoácidos levam a água para dentro do cabelo, sendo um importante reparador. Então, não esqueça de se hidratar e se alimentar bem, de forma variada, com o intuito de alcançar as recomendações diárias dos diversos nutrientes.

*Andressa Jasmin é nutricionista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especialista em Nutrição Clínica Funcional. É a nutricionista responsável pelo site Bem Leve.

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