Dieta contra colesterol alto

colesterol é apontado como uma das principais causas de mortes por doenças cardiovasculares no mundo. Só no Brasil, cerca de 40% da população apresenta o problema. “Invalidez precoce, infartos, acidentes vasculares cerebrais e aneurismas, que podem levar o indivíduo a morte ou a invalidez, são alguns dos danos provocados pela doença”, alerta o cardiologista Stephan Lachtermacher, do INC.

Leia também:

Chá mate: benefícios vão além da redução do colesterol

Benefícios do ômega 3, encontrado em peixes e outros alimentos

Rico em gorduras do bem, abacate é aliado contra colesterol

Dois fatores são considerados os grandes vilões no aumento do índice do chamado  colesterol  ruim, o  LDL: alimentação incorreta e o fator genético. “Algumas pessoas já nascem geneticamente destinadas a serem grandes produtoras dessa molécula. Se elas conseguissem cortar todo o colesterol da dieta, o que é impossível, ainda assim não resolveriam o problema e precisariam de remédios. Por isso, quem possui parentes diretos com colesterol alto e história familiar de aterosclerose deve ter o colesterol dosado. Já a dieta rica em gorduras saturadas e colesterol aumenta os níveis de LDL e colesterol no sangue”, explica.

Veja a seguir os alimentos que deve estar (e quais evitar) na dieta para reduzir o colesterol.

Dicas para reduzir o colesterol ruim

– Coma um mix de frutas com aveia pelo menos uma vez ao dia. Isso pode ajudar a baixar o colesterol ruim (LDL) devido à grande quantidade de fibras solúveis e insolúveis presentes nesses alimentos.

– Os alimentos integrais também ajudam a reduzir o LDL, pois possuem alto teor de fibras, assim como algumas sementes, como a linhaça.

– O azeite extravirgem pode contribuir para aumentar o bom colesterol (HDL), mas não deve ser exposto a altas temperaturas, já que isso faz com que perca suas propriedades benéficas ao organismo.

– Evite o consumo de leite integral e seus derivados (queijos, amarelos, manteiga, creme de leite), eles podem ser uma das razões do colesterol alto.

– Em excesso, biscoitos amanteigados, croissants, folhados, sorvetes cremosos, embutidos (linguiça salsicha e frios), carnes vermelhas também fazem mal.

– Peixes de água fria, como a truta e o salmão, além da sardinha, corvina e anchova, tainha e linguado que também são indicados pelo alto teor de Ômega 3.

– Procure ingerir de uma a duas unidades ao dia de oleaginosos como nozes, amêndoas e castanha do Pará, sem serem salgados.

– Para quem já é acostumada a consumir vinho naturalmente, ingerir de uma a duas taças do tinto por dia faz bem.

– Exercite-se! É comprovado que toda e qualquer atividade física regular e continuada ajuda a aumentar o HDL, o colesterol bom.

O vídeo tem mais dicas de alimentação: