Dieta à base de aveia por períodos curtos feita em intervalos regulares pode, segundo pesquisadores, auxiliar no controle do “colesterol ruim”
Fibras são uma parte importantíssima da alimentação. Além de regularem o funcionamento do intestino, elas também contribuem com a manutenção de peso saudável e controle glicêmico – e, recentemente, um estudo apontou que a aveia, rica em fibras, é especialmente eficaz no controle do colesterol. Entenda abaixo:
Estudo mostra efeitos benéficos da aveia no “colesterol ruim”

Um estudo recente feito por pesquisadores da Universidade de Bonn, na Alemanha, e publicado no periódico científico Nature Communications mostrou que a aveia tem um efeito particularmente benéfico no controle do colesterol. Dois dias de uma dieta composta por aveia cozida e, no máximo, algumas frutas ou vegetais, reduziu de forma significativa esse marcador nocivo – e os efeitos foram duradouros.
Para o estudo, pesquisadores reuniram pessoas que sofrem de síndrome metabólica, conjunto de condições que inclui obesidade abdominal, níveis altos de colesterol, hipertensão e resistência insulínica. Parte dessas pessoas ingeriu durante dois dias uma dieta com 300 gramas de aveia por dia, enquanto a outra fez uma dieta de baixa caloria, mas sem aveia.
Ambos os grupos tiveram benefícios, mas o que consumiu apenas aveia teve queda de 10% nos níveis de colesterol LDL, particularmente prejudicial por se acumular nas paredes de vasos sanguíneos importantes. Não é o mesmo efeito causado por medicamentos que controlam esses índices, mas, segundo os pesquisadores, é bastante significativo.
O efeito, segundo o estudo, se manteve estável após seis semanas. Em outro momento, a dieta da aveia foi integrada a um perfil de alimentação ocidental regular, algo que demonstrou efeitos mais suaves, mas ainda aumentou os níveis metabólicos fenólicos no sangue, mecanismo ligado à redução do “colesterol ruim”.
Por que a aveia é benéfica para o colesterol?

De acordo com o estudo, ao digerir a aveia, as bactérias intestinais típicas da microbiota do corpo produzem compostos fenólicos. Um deles, o ácido ferúlico, tem efeito positivo e já conhecido sobre o metabolismo do colesterol.
A conclusão, segundo os pesquisadores, é que dietas à base da aveia por um tempo curto feitas periodicamente podem ser benéficas à saúde. “Pode ser uma maneira bem tolerada de manter o nível de colesterol dentro da faixa normal e prevenir o diabetes”, explica Marie-Christine Simon, co-autora do estudo e professora de Nutrição e Macrobiota na universidade responsável pela pesquisa.









