Comidas industrializadas, sal e outros excessos da alimentação moderna podem te deixar inchada. Mas algumas medidas simples e certeiras te ajudam a eliminar o líquido retido no seu corpo. Veja a seguir mudanças no cardápio para desinchar.
Leia também
11 alimentos ricos em sódio que você come quase todo dia
Sal rosa do Himalaia é truque de famosa para desinchar
É inchaço ou gordura: teste rápido ajuda a identificar
Retenção de líquidos: como eliminar com dieta
Comece o dia com um chá: os chás branco e verde têm cafeína, substância que tem ação diurética e faz com que você faça mais xixi, o que ajuda na eliminação de excesso de sódio.
Dose bem água e fibra: as fibras são aliadas da digestão, mas, se você consumir muitas fibras e poucos líquidos, elas vão ficar por muito tempo no intestino, causando prisão de ventre e inchaço na barriga. Equilibre a recomendação diária de 30 gramas de fibras com cerca de 2 litros e meio de água.
Escolha proteínas magras: a digestão das proteínas libera nitrogênio, substância tóxica ao organismo que é diluída em água e filtrada e eliminada pelos rins. O consumo excessivo de proteínas pode gerar desidratação, mas o consumo moderado estimula a eliminação dos líquidos em excesso.
Salada verde: o alface tem clorofila e compostos fenólicos que estimulam a diurese e eliminam a retenção de líquidos.
De sobremesa, abacaxi: a fruta contém uma substância chamada bromelina, que ajuda o corpo a digerir alimentos ricos em proteínas, como as carnes, evitando aquela sensação de estufamento.
Frutas e legumes ricos em água podem compor o lanche da tarde: pepino, melancia, melão e morango têm muita água.
Termine o dia com um suco detox, que ajuda a eliminar as toxinas do corpo. Bata uma folha de couve, um pedacinho de gengibre, água de coco e suco de um limão.