Dicas simples de alimentação para emagrecer

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Emagrecer não precisa ser a tortura que todos imaginam. O segredo é procurar fazer uma reeducação alimentar, escolhendo alimentos que sejam saudáveis e ajudem o nosso corpo a eliminar gordura de forma natural. A nutricionista Alessandra Coelho lista as principais dicas sobre o que comer e o que evitar para emagrecer com saúde e sem sacrifícios.

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Alimentos para emagrecer

Invista em:

  • Termogênicos. “São alimentos que aumentam o gasto calórico do organismo”, define a nutricionista. Alguns exemplos são pimenta vermelha, chá verde, canela, gengibre, café e água gelada.
  • Alimentos ricos em fibra. “Eles demandam maior gasto de energia para digestão e aumentam a saciedade, uma vez que têm capacidade de reduzir o esvaziamento gástrico”, explica. São eles: frutas com casca e sementes, verduras, legumes, produtos integrais e leguminosas.
  • Carnes magras:

– Peixes: pescada branca, cação, caçonete, lombo de cação, linguado, Saint Peter, Haddock, Arenque e enlatados em água.

– Aves: frango, chester e peru (peito sem pele ou peito defumado).

– Carne vermelha: lagarto, coxão mole, coxão duro, alcatra, miolo de alcatra, patinho e filé mignon. “Retire a gordura aparente antes do preparo e consuma, no máximo, de duas a três vezes por semana”, indica Dra. Alessandra.

  • Quantidades mínimas de óleo nos pratos:

– Para preparo, prefira óleos de soja, milho, canola e girassol.

– Em pratos frios, use o azeite.

  • Água. “Consuma 2 litros por dia”, recomenda.
  • Pequenos lanches entre as refeições.
  • Alimentos light.
  • Alimentos integrais.
  • Leites e derivados desnatados.
  • Alimentos naturais, como frutas, verduras e legumes.

Pimenta é alimento termogênico (Crédito: Thinkstock)

Evite:

  • Doces e açúcar refinado.
  • Frituras. “Dê preferência a preparações assadas, cozidas e grelhadas”, recomenda Dra. Alessandra.
  • Produtos industrializados.
  • Bebida alcoólica.
  • Ficar mais de três horas sem comer.
  • Extrapolar aos finais de semana. “Mantenha as boas escolhas mesmo nesses dias”, aconselha a especialista.

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