Entre os tipos de sal que existem, um tem chamado a atenção devido a sua pureza química: o sal rosa do Himalaia. A nutricionista funcional Patricia Davidson Haiat, que atende famosas como Giovanna Antonelli, Bruna Marquezine, Paola Oliveira, Fátima Bernardes e Cris Vianna, lista em seu perfil do Instagram alguns motivos para consumir o ingrediente.
Leia também:
5 temperos bons para a saúde e seus benefícios
Açafrão-da-terra e seus benefícios para saúde
O poder da sálvia no combate à doenças
Livre de toxinas e poluentes e recolhido em depósitos seculares do Himalaia, o sal rosa é considerado o tipo mais puro do planeta. A sua cor deve-se à alta concentração de minerais em sua composição – ele carrega mais de 80 tipos de minerais.
Segundo a especialista, como é colhido em locais considerados vestígios de oceanos pré-históricos, é um dos sais mais antigos e ricos em nutrientes do mundo. Além disso, sua composição tem pouca concentração de sódio, o que garante, além do sabor salgado, uma série de propriedades benéficas para a saúde. “O sal rosa é a melhor opção para quem ainda precisa do gosto mais salgado na comida, pois ele não sofre nenhum tipo de refinamento”, explica a nutricionista.
Por que usar o sal rosa?

- Devido à baixa concentração de sódio e a inexistência do iodo em seu processamento, o sal rosa é uma opção de tempero para realçar o sabor da comida sem que o corpo retenha líquido;
- Rico em minerais probióticos, o tipo ainda estimula a eliminação de toxinas existentes no corpo;
- Em consequência da presença do cloreto de sódio, o ingrediente auxilia no relaxamento muscular;
- Com baixa concentração de sódio, o sal rosa ainda é uma ótima opção para pessoas hipertensas.