Desintoxicando o corpo > Santo suco

Para quem deseja fazer uma desintoxicação natural, sem deixar o bom senso de lado, vale a pena conhecer os benefícios específicos de algumas frutas e investir nos sucos. A água continua sendo um forte aliado na limpeza do organismo – durante um programa de desintoxicação é indicado beber no mínimo dois litros – mas os sucos de fruta, com suas propriedades específicas, podem ajudar muito a expulsar toxinas, regularizar o metabolismo e revigorar o organismo. A Dra. Solange Menta explica o que alguns sucos podem fazer por você:

Limonada: o limão alcaliniza o sangue, impedindo a acidificação, que deixa o organismo mais vulnerável a doenças.

Suco de melancia, abacaxi e gengibre: excelentes diuréticos. Auxiliam o processo de expulsão de toxinas.

Suco de abacaxi: possui muitas enzimas digestivas. Perfeito para quem exagerou na refeição. Favorece ainda o trabalho da vesícula biliar e ajuda a diminuir o colesterol.

Suco de maçã: possui grande quantidade de antioxidantes, que protegem as células e evitam o envelhecimento e o surgimento de doenças. Existe um ditado na Inglaterra que diz: “Coma uma maçã por dia e você nunca precisará visitar o seu médico”. O suco de maçã, associado à cenoura, beterraba e aipo, se torna um desintoxicante ainda mais eficaz.

Suco de uva: outro poderoso antioxidante. Ajuda a diminuir o colesterol e auxilia a circulação sanguínea.

Suco de pêra, banana e alface: ajudam a combater a insônia.

Suco de laranja com couve: combinação excelente para prevenir e combater a anemia, em razão da grande quantidade de ferro e vitamina C.

Chazinhos e afins

A nutricionista Fernanda Oliveira Giácomo também alerta para o perigo da radicalização e afirma que o melhor caminho é evitar o excesso de gorduras e açúcares, dando preferência a um cardápio com carnes magras, vegetais e frutas. “Quando uma pessoa exagera na alimentação ou na bebida, a primeira coisa é não tentar radicalizar no dia seguinte fazendo dieta líquida ou se alimentando somente de frutas e folhas”, diz ela.

Além de buscar novamente o equilíbrio na dieta, a nutricionista indica algumas plantas e chás que podem dar uma “mãozinha” no processo. “O chá verde é um potente digestivo e pode ser consumido antes ou logo após a refeição exagerada. O boldo-do-chile atua no fígado e auxilia o processo digestivo de gorduras. Já a salsaparrilha elimina as toxinas do sangue”, esclarece.

Explorar as funções depurativas e diuréticas de determinados chás é realmente uma boa opção para quem deseja se livrar de toxinas indesejadas. Flávia Morais, nutricionista do Mundo Verde, indica o chá de chapéu de couro, que pode ser encontrado em diversas lojas, em pequenos pacotes. Ela explica que, para quem opta por uma dieta de desintoxicação de uma semana, por exemplo, é recomendado tomar três xícaras do chá por dia, sempre entre as refeições.

A nutricionista recomenda também a ingestão de alimentos ricos em fibras. Elas favorecem o bom funcionamento do intestino, evitando o acúmulo de resíduos no corpo e a produção de toxinas e radicais livres. “Quando dizemos que uma pessoa está ‘enfezada’, quer dizer realmente cheia de fezes, o termo vem daí. Porque esse acúmulo, resultado de disfunções do organismo, pode deixar a pessoa irritadiça, mal humorada, além de gerar problemas de pele, como manchas e oleosidade”, explica.

“Uma boa dica é explorar as propriedades da semente de linhaça”, conta Flávia Morais. O grão é fonte de fibras e age como um complemento alimentar. “É muito prático porque não tem gosto e você pode misturar o caldo com o iogurte, caldo do feijão, suco, colocar na salada de fruta, no requeijão”, exemplifica.