Boa fonte de proteínas e outros importantes nutrientes, as carnes não chegam a ser vilãs tão terríveis para a saúde e a dieta, mas se você corta ou ao menos reduz a quantidade de carne vermelha que consome, especialmente as processadas ou ricas em gorduras, pode garantir relevantes melhoras ao corpo.
Por que cortar carne vermelha?
1. Diminuir a ingestão de carne vermelha promove maior perda e controle de peso. Estudos já mostram que quem evita o alimento é normalmente mais magro e que quem aposta em grandes quantidades de carne vermelha e processada possui maiores índices de massa corporal (IMCs) e circunferências da cintura.
2. Deixar de comer carne vermelha pode ainda reduzir o risco de desenvolver doenças crônicas. Estudos já estabeleceram ligação entre carne processada e vermelha a diabetes, doenças cardíacas e alguns tipos de câncer, como o colorretal.
3. O consumo excessivo de carne vermelha está associado a um risco aumentado de morte e que substituir o alimento por opções mais saudáveis, como como aves, peixes, leguminosas, produtos lácteos com baixo teor de gordura e grãos integrais reduzem o risco de óbito por todas as causas, especialmente de doenças cardíacas e câncer.
4. Evitar a carne vermelha pode até mesmo melhorar o funcionamento do cérebro, evitando males associados ao envelhecimento. Uma pesquisa de 2013 descobriu que seguir uma dieta mediterrânea, que contém pouca ou nenhuma carne vermelha, pode reduzir o risco Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas.
5. Quando você deixa de consumir carne vermelha, normalmente reduz a ingestão de hormônios e antibióticos, a não ser que aposte apenas em produtos comprovadamente orgânicos.
Receitas para emagrecer com saúde
- Receita detox para o café da manhã: mingau de banana com cereais
- Hambúrguer funcional de sardinha: receita saudável para incluir na dieta
- Sopa light (e muito gostosa) para um jantar magro feita com alho-poró