Corpo em cetose queima MUITO mais gordura: veja como fazer isso acontecer

por | jul 17, 2019 | Alimentação

Quando entramos em dieta re-adaptamos nossos hábitos cotidianos e nossa alimentação. Diante dessas mudanças também estamos ensinando o nosso corpo a funcionar de uma forma diferente – seja queimando mais rápido as gorduras, seja fazendo o mesmo com carboidratos. Cada dieta pode induzir nosso organismo a agir de maneiras distintas e, por isso, elas pedem um acompanhamento.

Cetose: o que é?

Shutterstock

A cetose é um estado metabólico no qual uma parte do fornecimento de energia do corpo vem da queima de gordura, ao invés da glicose. Nessa fase o organismo transforma as gorduras ingeridas em ácidos graxos e corpos cetônicos, que vai se transformar em energia para as atividades do dia a dia.

Como o corpo entra em cetose?

Para estimular o organismo a entrar em um estado de cetose é necessário reduzir o consumo de carboidratos. Ocorre que com baixa oferta de carboidrato (fonte de energia) e grande oferta de gordura, o corpo é “obrigado” a substituir sua fonte energética, optando pela gordura e entrando, assim, no estado de cetose. Assim, as reservas de gordura acumuladas são consumidas, resultando em perda de peso acelerada.

Dieta cetogênica

De acordo a endocrinologista Lorena Lima, a dieta cetogênica entende essa funcionalidade do nosso corpo e incentiva, portanto, o consumo de gorduras boas.

Nessa dieta, cerca de 75% da alimentação tem como base fontes de gorduras boas, como óleo de coco, abacate e oleaginosas, 15% a 20% é composta por proteína e 5 a 10% por carboidratos de baixo índice glicêmico.

Cuidados

Estimular a fase cetogênica no nosso organismo pode ser prejudicial a longo prazo. O alto consumo de gordura proposto pelo plano pode sobrecarregar os rins e aumentar o colesterol. Quanto a dieta, ela não é aconselhada para pessoas com problemas crônicos de saúde, como diabetes, hipertensão arterial e problemas renais, gestantes, idosos e crianças.

Assim como qualquer plano alimentar, a dieta cetogênica só deve ser feita com acompanhamento de profissionais de saúde e após a realização de exames que descartem problemas prévios de saúde.

Dieta cetogênica