Corante vermelho muito usado pode aumentar risco para doenças intestinais, diz estudo

por | jan 17, 2023 | Alimentação

Bastante popular na indústria alimentícia, um corante vermelho chamado Allura Red AC foi relacionado ao aumento nos riscos de se desenvolver certos problemas de saúde.

De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da McMaster University, do Canadá, a substância, muito usada, por exemplo, em doces, cereais e mais artigos voltados especialmente para consumidores jovens, está ligada a maiores riscos para doenças inflamatórias intestinais.

Corante comum pode aumentar risco para doença intestinal

Divulgado pela revista científica Nature, a pesquisa mostrou que, em testes com camundongos, o corante vermelho Allura Red AC interrompeu o funcionamento da barreira intestinal, prejudicando assim a saúde do órgão, estimulando a inflamação e potencialmente desencadeando doenças inflamatórias intestinais, como a Doença de Crohn e a colite ulcerativa.

Balas e doces
gemphotography/Istock

A descoberta foi considerada “alarmante” especialmente porque este tipo de corante é muito usado para dar cor e textura a doces, refrigerantes, laticínios e cereais, com o objetivo de atrair as crianças.

Os pesquisadores apontam que, ao romper a barreira intestinal, o aditivo químico aumenta a quantidade de serotonina produzida, o que altera a composição da microbiota intestinal e torna as pessoas mais suscetíveis à colite.

“Este estudo demonstra efeitos nocivos significativos do Allura Red na saúde intestinal e identifica a serotonina intestinal como um fator crítico mediador desses efeitos. As descobertas têm implicações importantes na prevenção e no tratamento da inflamação intestinal”, afirmou em comunicado à imprensa o professor Waliul Khan, principal autor do trabalho.

Cereais coloridos
bhofack2/Istock

Ainda de acordo com o cientista, o levantamento pode ser considerado um avanço significativo para alertar o público sobre os potenciais danos dos corantes alimentares que consumimos diariamente.

“A literatura sugere que o consumo de Allura Red também está relacionado a alergias, distúrbios imunológicos e problemas comportamentais em crianças, como déficit de atenção e hiperatividade”, completou o profissional.

Alimentação e saúde