É verão, calor de 40 graus… na sombra! Nesta época de altas sensações térmicas, nada melhor que um suquinho bem gelado para refrescar. Além de serem uma forma rápida e gostosa de consumir vitaminas e minerais, eles têm elevado poder medicinal – desintoxicam o organismo e conferem energia de sobra para o resto do dia. Existem sucos para as mais diversas necessidades, desde os antioxidantes até os energéticos e calmantes. Para isso, as tradicionais frutas cedem espaço para combinações mais exóticas com verduras e legumes. Experimente!
De acordo com a nutricionista Maribel Melos, os sucos são importantíssimos para a hidratação do corpo, sobretudo no verão. “As frutas e verduras encontradas neles concentram substâncias importantes, como potássio, magnésio, Zinco e vitaminas, que aparecem em menor quantidade nos outros alimentos”, explica. E a vantagem de se consumir as frutas em sucos ao invés do in natura é que “eles concentram num pequeno volume (copo) uma enorme quantidade de nutrientes”, completa Maribel.
Algumas frutas são inibidoras de apetite. É o caso do suco de melancia, que possui bastante minerais e mata a vontade de comer doce
Ao consumir, dê preferência às frutas da estação, por estarem mais maduras. Senão, opte pela polpa. A razão é simples, quando a fruta é colhida ainda verde, ela perde parte de suas propriedades nutritivas. Já a polpa é sempre tirada de um fruto maduro. Logo que é extraída, ela é congelada, e o congelamento preserva suas vitaminas. Você estará ingerido um alimento com maior valor nutricional.
Para conservar ainda mais as propriedades das frutas, consuma os sucos assim que ficarem prontos. Não armazene na geladeira para beber depois. Sucos ingeridos imediatamente depois de serem feitos contêm cerca de 95% do valor alimentício da fruta ou hortaliça.
Frutas ou verduras?
Quando se pensa em suco, logo vem à cabeça as frutas. No Brasil, a variedade é imensa – das tradicionais maçã, banana e abacaxi aos sabores mais peculiares como taperebá, serigüela e araçá, e outras frutas no Norte e Nordeste do país. Mas é possível também fazer sucos apenas com hortaliças. E com uma grande vantagem: as bebidas de vegetais possuem baixas calorias e são praticamente sem gorduras. A digestão, por causa das fibras, é mais demorada, dando a sensação de saciedade por mais tempo.
Se os sucos de folhas não inspiram o seu apetite, que tal misturá-las com as frutas? Fica muito mais nutritivo! Para se ter uma idéia, os vegetais verde-escuros possuem alto poder antioxidante em seus componentes fitoquímicos. Além disso, contêm clorofila que ativa a circulação sanguínea e aumenta a disposição diária. Ela combate, ainda, a queda de cabelos e retarda a chegada de fios brancos. É bom para evitar anemias, ativar a memória e tonificar os músculos.
As misturas são bem-vindas, mas é preciso atenção. “Alguns sucos têm bastante valor calórico, pois concentram energia na frutose (açúcar das frutas). O de laranja, por exemplo, é extremamente calórico. Ele eleva o nível de açúcar no sangue e por isso não é recomendado para diabéticos e obesos. Ao contrário das frutas in natura, nos sucos há uma perda de fibras e conseqüentemente o açúcar fica mais concentrado”, revela a nutricionista Maribel Melos.
Saúde em taça
Tem gente que toma suco de abacaxi diariamente para emagrecer. Total ilusão. No máximo o que você irá conseguir é um bom conjunto de aftas para colecionar. Infelizmente, ainda não inventaram um suco emagrecedor. Mas alguns podem dar uma mãozinha. “Eles não têm o poder de emagrecer. No máximo, as mulheres podem perder líquidos se os estiverem retendo. No entanto, algumas frutas são inibidoras de apetite. É o caso do suco de melancia, que possui bastante minerais e mata a vontade de comer doce”, sugere Maribel. Segundo ela, outro que auxilia é o suco de maracujá. Seu valor calórico é baixíssimo e um único fruto é capaz de fazer um litro de suco.
Os sucos também podem reduzir os sintomas da TPM. Rica em vitamina B6, cálcio, magnésio, betacaroteno e Ômega-3, a combinação cenoura, laranja e uma colher de semente de linhaça é imbatível para eliminar o desconforto das cólicas menstruais.
Um mundo de sabores e saúde
Se diante de toda essa variedade de benefícios você ainda não sabe que ingrediente escolher para o seu suco, não se preocupe, o Bolsa de Mulher fez um guia para que você conheça as propriedades nutricionais das principais frutas. Confira!
Abacate: Contém vitamina E, sais minerais e glutationa, é um poderoso antioxidante. Tem elevado poder energético e é responsável pelo aumento do HDL, considerado o bom colesterol. Está relacionado à prevenção de 30 tipos diferentes de câncer. É usado contra o reumatismo, e tem poder digestivo e laxativo. Cem gramas correspondem a 162 calorias.
Abacaxi: Rico em vitamina C, A, as do Complexo B e minerais como potássio, manganês e cálcio. Contém uma poderosa enzima, a bromelina, que ajuda na redução de inflamações e na digestão. É germicida, desobstruente do fígado e combate a icterícia, artrite, inchaço, difteria. indicado contra as afecções da garganta e arteriosclerose. Cem gramas correspondem a 52 calorias.
Acerola: Rica em vitamina C, A e do complexo B, também é fonte de cálcio, ferro, fósforo, manganês e magnésio. Ajuda a manter as defesas do corpo, diminui a taxa de colesterol no sangue e regula a pressão arterial. Cem gramas correspondem a 32 calorias.
Banana: É rica em vitamina C e do complexo B. Ótima fonte de potássio. Regula a pressão arterial. Controla a diarréia e melhora o humor. Tem efeito calmante e favorece a formação, secreção e excreção do leite. Combate a anemia. Cem gramas correspondem a 89 calorias.