Um dos maiores desafios na luta contra a balança é justamente conseguir driblar a vontade de comer doces, que se apresenta ainda maior em momentos de fome e privações. Para evitar comprometer a dieta, conheça dicas que funcionam de verdade para controlar a gula por sobremesas e comidas açucaradas:
Como controlar a vontade de comer doces
1. Diminua o consumo de carboidratos refinados de alto índice glicêmico, que provocam picos de glicose e aumentam ainda mais a vontade de comer alimentos açucarados.
2. Tente distribuir as calorias que consome ao longo de todo o dia, caprichando no café da manhã e adotando boas opções no almoço e no jantar. Quando você controla o apetite evita que o organismo sofra com estímulos por ingestão de açúcar e carboidratos refinados.
3. Consuma alimentos que estimulam a produção de serotonina, o neurotransmissor que regula o bem-estar. Opções como abacate, banana, leite e derivados e castanhas promovem bom humor e diminuem a fissura por doces.
4. Apesar de ser consumido pela maioria das pessoas que fazem dieta para substituir o açúcar, o adoçante pode ter efeito contrário e atrapalhar o emagrecimento. O produto pode ativar o mecanismo de fome no organismo e aumentar a vontade por doces.
5. Outra maneira simples de driblar a tentação por algo açucarado, consuma algo com canela, como um simples chá que mistura a especiaria com um pouco de água e mel. Estudos indicam que o alimento ajuda a manter os níveis de insulina, diminuindo a fissura e o apetite.
6. A vontade de atacar algo doce pode parecer incontrolável, mas normalmente desaparece rapidamente se você conseguir driblar os primeiros impulsos. Então, quando a gula surgir, faça uma caminhada de 15 minutos ao ar livre para reduzir o estresse e a ansiedade, evitando assim comer por impulso.
7. Um truque bastante inusitado, mas que pode funcionar para acabar com a gula, é descascar uma tangerina. O ato promove relaxamento e, segundo estudos, o aroma de um alimento cítrico promove calma, que afasta o apetite exagerado. Depois de descascada, consuma a fruta lentamente, gomo por gomo.
8. Invista em um lanche rico em gorduras boas e que garanta saciedade. Se em determinados períodos do dia você sabe que vai sofrer com a fome e pode buscar algo doce, consuma, por exemplo, uma torrada com abacate na hora.
9. Não é fácil estar diante de um pacote de bolacha e comer apenas uma unidade. Mas saiba que, se conseguir, poderá saciar o desejo de maneira mais eficiente e resistir a um pacote inteiro no fim do dia.
10. Distraia a mente nos momentos de fissura por doces com outras atividades, recorrendo a um livro de colorir, leitura ou qualquer outro método que promova relaxamento e alívio do estresse até que o apetite desapareça.
11. Faça lanchinhos inteligentes com porções moderadas de oleaginosas, frutas ou pasta de amendoim ou amêndoa caseira, por exemplo, para “enganar” a vontade de alimentos açucarados.
Alimentação saudável e dieta
- Os 18 melhores alimentos queimadores de gordura
- Melhor para a dieta é consumir açúcar de verdade, não adoçante ou refinado
- Um alimento funcional para cada momento do dia: turbine seu metabolismo