Conheça motivos para você nunca mais contar as calorias da sua comida

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Ninguém é capaz de passar o dia com calculadora na mão contabilizando a quantidade de calorias que consome ao longo do dia. A matemática em relação aos alimentos, inclusive, pode gerar estresse e ansiedade, problemas conhecidos por atrapalhar na perda de peso. E esta não é a única razão pela qual as dietas baseadas em contagem de calorias caíram em desuso já há algum tempo.

Leia também:
Em calorias, comer uma tapioca é pior do que comer um pão francês 
Quantas calorias queima uma boa noite de amor?
7 formas “preguiçosas” de queimar mais calorias fácil

Contar calorias não é um método eficaz para emagrecer, já que são variados os fatores que, combinados, são os responsáveis por uma perda de peso saudável e livre do efeito sanfona. Mesmo porque, sabe-se que ingerir 100 calorias através de um doce é bem diferente de consumir 100 calorias de uma fruta, por exemplo.

Segundo especialistas, a perda de peso baseada em calorias foi analisada apenas em testes de laboratórios e que não deve ser aplicada a humanos, já que podem comprometer a saúde, pois é impossível controlar a saciedade através de contas com lápis e papel.

Outro indicador importante de que contar calorias é uma roubada é que dois alimentos completamente diferentes podem conter a mesma quantidade de calorias, mas ser processado de diferente forma no organismo. Por exemplo: um pão rico em carboidrato e nozes ricas em proteínas. Por mais que possuam as mesmas calorias, o corpo exige o dobro de energia para metabolizar as nozes do que o pão. Assim, as calorias extras seriam armazenadas como gordura.

[bolsatv alimentos-que-emagrecem]