Conheça forma de pensar que irá te motivar a emagrecer (ou a fazer qualquer coisa)

Se mesmo motivado ou genuinamente disposto a encarar um novo desafio na vida, como emagrecer, por exemplo, você acaba desanimando e até mesmo abandonando o projeto inicial por falta de entusiasmo durante o processo, saiba que não está só e que, por ser tão comum, o “problema” ganhou até uma análise científica.

Motivação para emagrecer

De acordo com um estudo realizado em conjunto pelas universidades de Winnipeg e Manitoba, ambas no Canadá, a dificuldade em atingir metas ocorre porque as fontes de motivação das pessoas tendem a mudar ao longo do caminho.

Em uma série de cinco experimentos, os cientistas confirmaram que, nos estágios iniciais da busca de um objetivo, como querer perder 10 kg, por exemplo, as pessoas são incentivadas por pensamentos sobre sua própria aparência mais magra, roupas novas e melhora na saúde.

Mas quando elas já estavam no meio do processo e se aproximavam de suas metas, passaram a avaliar o progresso comparando onde estão com onde querem chegar. A mentalidade nos faz focar na grande quantidade de coisas que ainda temos que fazer, voltando o foco para prevenção de resultados negativos.

ShutterStock

De acordo com os estudiosos, o levantamento ajudou a entender que a maioria das pessoas é capaz de estabelecer bons objetivos, mas não é tão prática e bem-sucedida no processo de realização, mesmo quando as metas são realistas.

O conselho dos pesquisadores é que as pessoas se concentrem mais nos motivadores positivos da primeira metade da jornada (como imaginar-se usando a roupa que você gostaria), evitando que a mente fique focada na comparação entre o agora e o depois, que pode acabar boicotando o sucesso e o alcance dos objetivos.

Dicas e receitas para emagrecer com saúde