Extraído da casca da semente da planta Plantago ovata, ele tem muitos benefícios para a saúde
Graças ao seu poder de aumentar a saciedade, o psyllium ganhou a fama de “Ozempic natural”. De fato, as fibras naturais presentes nesse composto ajudam a diminuir a fome e contribuem para regular o trânsito intestinal. Além disso, ele é ótimo até para controlar os níveis de colesterol.
No entanto, é claro que não há milagre e saber como tomar psyllium da forma certa faz a diferença. Veja como abaixo e se há alguma contraindicação.
Dicas de como tomar psyllium

Consumido, principalmente, em pó, a sugestão dilui-lo em algum líquido e beber logo em seguida. A dosagem e frequência, contudo, varia de acordo com a necessidade de cada paciente.
Há, contudo, a recomendação de não tomar antes de dormir e evitar o consumo próximo ao horário de medicamentos, para não interferir na absorção. Além disso, não se deve engolir o pó puro para não causar engasgos, asfixia ou obstrução intestinal.
Outra dica importante é aumentar o consumo de água durante o tratamento com psyllium. Isso porque a fibra aumenta a absorção de água no intestino, aumentando também a umidade das fezes. Caso não haja água suficiente, o composto pode causar um efeito reverso.
Contraindicações do psyllium
Mesmo com tantos benefícios, o psyllium não é indicado para todos. Pessoas com obstruções intestinais, dificuldades de deglutição ou alergia ao produto, por exemplo, não devem utilizá-lo. Além disso, quem possui prisão de ventre crônica ou após uma cirurgia também não deve fazer o uso dessa fibra.
Em caso de diabéticos, esse composto pode causar uma redução da glicemia, o que tende a causar a necessidade de um reajuste dos medicamentos.