Como não sentir fome demais? É mais fácil do que parece (e quase ninguém sabe)

Engana-se quem pensa que fazer dieta precisa ser sinônimo de grandes privações e longos períodos de fome. Emagrecer sem sofrer com apetite exagerado é possível e mais simples do que parece, desde que uma alimentação equilibrada seja adotada. E, para isso, o consumo de proteínas é essencial.

Proteína afasta a fome e emagrece

ShutterStock

Proteínas são fundamentais para a perda de peso porque evitam a fome constante por promoverem saciedade e exigirem maior gasto energético do corpo, que passa a queimar mais calorias em repouso.

Além disso, alimentos fontes de proteína contribuem para a formação dos músculos e para funções do sistema nervoso e de defesa. Para obter todos os benefícios é preciso aprender a consumir o nutriente de maneira correta, já que, em excesso, pode causar danos ao organismo.

Como comer proteínas em todas as refeições do dia

Proteínas para o café da manhã: na primeira refeição do dia é possível obter boa dose do nutriente através de ovos, aveia, iogurtes, leite de soja, queijos com baixo teor de gordura, como minas e cottage, por exemplo, ou em um patê feito de ricota com frango desfiado.

Proteínas para o lanche: antes do almoço, uma torrada com manteiga de amêndoa ou amendoim já evita exageros na refeição.

Shutterstock

Proteínas para o almoço: frango, a própria carne vermelha, salada com quinoa ou sementes de chia e linhaça, feijão e uma porção de tofu podem fazer parte do cardápio que vai segurar a fome por muito tempo.

Proteínas para o lanche da tarde: quem deseja afastar o apetite exagerado no período noturno pode apostar em opções como castanhas, com moderação, ou um iogurte com frutas.

Proteínas para o jantar: peixes, carne de peru, lentilha, ervilha, salada com beterrabas, combinados em diversas maneiras e preparos variados são sugestões ricas no nutriente e controlam o apetite até o dia seguinte.

Quantidade ideal de proteínas para emagrecer

iStock

Não existe uma quantidade única e exata de proteínas que deve ser consumida para perder peso, já que os valores podem variar bastante de pessoa para pessoa.

Quem faz exercícios regularmente, por exemplo, deve fazer com que até 20% das suas calorias diárias sejam obtidas através de proteínas. Pessoas que não praticam atividades físicas, por outro lado, deverão conhecer uma outra porcentagem, indicada por um profissional da saúde.

iStock

Mas para fazer as contas de uma maneira simples, basta seguir uma regra básica: coma 0,8 grama de proteína por quilo do seu peso. Por exemplo: uma mulher de 60 kg deve consumir cerca de 48 gramas de proteínas diariamente, o que equivale a dois filés de frango grelhados.

Fontes saudáveis de proteína incluem peixes, nozes, laticínios de baixo teor de gordura, tofu, feijão e outras leguminosas, além de ovos e cortes magros de carne e aves. Esses alimentos também são ricos em vitaminas e minerais que importantes para o corpo funcionar de forma saudável.

Dicas de dieta para emagrecer com saúde