Como identificar se você está ganhando peso de gordura ou de músculos?

A partir do momento que conhecemos nosso peso e medidas fica muito mais fácil controlar se estamos saudáveis, ganhando ou perdendo massa. Por isso, é importante estar consciente de que somente a informação do peso total de uma pessoa não revela muita coisa. É preciso saber o quanto de gordura ou de músculos representa esse peso, Alguém com uma quantidade excessiva de gordura corporal tem maiores riscos de desenvolver distúrbios endócrinos, resistência à insulina, diabetes e outras enfemidades. Já uma pessoa com a massa muscular adequada é metabolicamente mais ativa, o que facilita até mesmo a perda de peso, já que os músculos queimam muito mais energia que a gordura.

Leia também:
Pimenta emagrece, acelera metabolismo e traz bem-estar
O que comer para acelerar o metabolismo da mulher em cada fase
Receita de suco verde para acelerar o metabolismo

Quando se pratica qualquer exercício de força, observa-se um aumento de massa magra no corpo, o que fazer aumentar também o peso na balança. Essa é a maior prova de que há uma troca interna onde a massa gorda dá lugar à massa muscular no corpo. Para se ter certeza absoluta dessa mudança, a melhor maneira é através do exame de bioimpedância, que é capaz de avaliar a composição corporal. 

Mas, se mesmo depois de meses de treinamento, o seu peso na balança continua sem se alterar, ou até aumentou (por conta do fortalecimento muscular), você pode chegar à conclusão de que perdeu gordura através das suas roupas, ou da aparência da sua pele e corpo. Se você sente que tem menos flacidez acumulada, se sua pele parece mais rígida, ou suas roupas têm um caimento mais confortável, essa é a maneira mais simples de notar que trocou gordurinhas por músculos.

Como a massa muscular, ou massa magra, é composta por tecidos vivos, suas atividades metabólicas são altas. Portanto, se você ganha massa magra ou muscular, você tem uma taxa metabólica mais alta, aumentando o consumo de calorias necessárias para manter as funções vitais do corpo.

Aproximadamente 80% da taxa metabólica é determinada por fatores genéticos e os 20% restantes dependem diretamente do tecido muscular, alimentação, frequência (intervalo) das refeições, atividade física, ingestão de líquidos, idade, sexo e temperatura ambiente. De acordo com especialistas, nosso metabolismo pode chegar a aumentar até 25% durante as 15 horas após a prática de atividades aeróbicas intensas.