Quem pratica atividade física regularmente já deve ter vivenciado pelo menos um episódio de câimbra. A condição caracteriza-se pela sensação de fisgada do músculo, causando contração e dor local. Dentre suas principais causas, estão a falta de hidratação do corpo, deficiência de vitaminas e sais minerais e fadiga muscular.
Leia também:
Exageros nas atividades podem causar tendinite crônica e lesões
Bola de ginástica melhora desempenho, com risco menor de lesões
Alongamento deve ser redobrado antes de exercícios no frio
O problema é mais incidente em baixas temperaturas, uma vez que os músculos se contraem mais nessas circunstâncias. Os membros mais afetados são os inferiores.
Prevenção
Como não existe tratamento para câimbra, a prevenção é o único modo de evitá-la. Segundo a fisioterapeuta Tânia Fleig, membro do Núcleo de Conhecimento Técnico da marca Mercur, manter os músculos alongados e o corpo hidratado são as principais medidas. “O alongamento ajuda a diminuir o desconforto, pois trabalha com o movimento inverso da contração do músculo e aumenta a circulação de sangue no local”, explica.
A profissional indica que o atleta alongue-se diariamente, a fim de melhorar sua flexibilidade, a capacidade de contração dos músculos e evitar o aparecimento de câimbras durante o exercício.
Alívio da dor
Caso ocorra um episódio de câimbra, a orientação da fisioterapeuta é massagear cuidadosamente a região afetada. “Isso ajuda a acelerar a circulação do sangue e acabar com a dor”, afirma.
Alongamento
Tânia ensina um exercício de alongamento para as pernas com o uso de faixas elásticas para ajudar na prevenção do problema. “O alongamento precisa ser contínuo para que os resultados comecem a aparecer, por isso deve ser realizado todos os dias”, afirma.
Sobre uma superfície firme e plana, acomode um colchonete e deite-se de costas. Eleve uma das pernas e passe a faixa elástica por baixo do pé, enquanto o outro permanece apoiado no chão. Estique completamente a perna e puxe a faixa até seus cotovelos encostarem no chão. Você deve fazer força para “empurrar” os dedos do pé para baixo, fazendo a posição de ponta de pé.
Fique nesta posição por 20 a 30 segundos. Você deve sentir os músculos da parte superior da coxa e perna alongados. Depois, flexione o joelho, tire a faixa e repita o alongamento com a outra perna.
“É importante lembrar de cuidar da postura e de respirar corretamente durante o exercício, inspirando pelo nariz e expirando através da boca”, finaliza.
A massagem desportiva ajuda a recuperar os músculos e prepará-los para a próxima sessão de exercícios. Saiba mais sobre a técnica:
–>