Quem costuma fazer dieta, frequentemente se depara com algumas dicas e informações que possivelmente ajudariam a perder mais peso. Mas nem tudo o que é dito funciona. Não comer à noite, cortar os carboidratos do cardápio e deixar de fazer uma refeição são alguns exemplos de ideias falsas que as pessoas ainda mantêm quando querem emagrecer rápido.
Leia também:
Aprenda receita de pizza do Vigilantes do Peso
Receita de salada do Vigilantes do Peso
Trufa de chocolate do Vigilantes do Peso
De acordo com o Vigilantes do Peso, é pouco provável que esses comportamentos gerem resultados positivos a longo prazo. Além disso, eles podem causar oscilações constantes de peso, o famoso efeito sanfona. Veja quais são os principais mitos:
Mito 1: Comer à noite engorda. Os fatores decisivos para o emagrecimento são a qualidade e a quantidade dos alimentos consumidos, e não o horário. Não vale comer tudo o que vê pela frente em uma só refeição e pular a seguinte. Dependendo do que consumir e do quanto consumir, você poderá até ganhar peso.
Mito 2: Para emagrecer, é preciso cortar os carboidratos. Os carboidratos são grande fonte de energia e fundamentais para a saúde. Eles só prejudicam o emagrecimento se forem ingeridos em grandes quantidades. Portanto, não devem ser cortados do cardápio. A dica é escolher os mais saudáveis, como os integrais, e na quantidade certa.
Mito 3: Não é necessário tomar mais líquido ao praticar atividades físicas. A recomendação diária é de seis copos de água diariamente para hidratar o corpo. E ao praticar atividades físicas, beber líquido antes, durante e depois é fundamental para evitar a desidratação. Tenha atenção para dar ao corpo a água de que ele precisa.
Mito 4: Exercícios físicos aumentam o apetite. Atividades de intensidade baixa e moderada não exigem a reposição de nutrientes, ou seja, não aumentam o apetite. O que pode acontecer é que o exercício é um desafio emocional e, depois de desafios emocionais, o corpo está condicionado a buscar algum tipo de recompensa que, neste caso, seria a comida. Para testar se a fome é física ou emocional, experimente tomar um líquido e veja se fica satisfeita. Caso ainda sinta fome, faça um lanche saudável, como uma fruta.
Mito 5: Eliminar todas as guloseimas garante a perda de peso. As guloseimas devem ser consumidas com moderação. Abrir mão delas totalmente pode até funcionar no começo do processo de emagrecimento, mas não terá resultados a longo prazo, pois restrições excessivas são difíceis de se manter e, em algum momento, você pode acabar se rendendo às tentações e jogando fora todo o esforço.
Mito 6: Para emagrecer, basta praticar atividades físicas. Para emagrecer de forma definitiva não basta apenas ser mais ativo. Os exercícios auxiliam no emagrecimento e na manutenção do corpo saudável, mas, isoladamente, não garantem a perda de peso. É necessário manter uma alimentação equilibrada, ter um estilo de vida saudável, viver em um ambiente que o apoie e, por fim, ter pensamentos e atitudes positivas.
Mito 7: Deixar de fazer uma refeição ajuda a cortar calorias e emagrece. Ficar períodos longos sem se alimentar deixa o metabolismo mais lento e aumenta as chances de exagerar na próxima refeição, já que a fome vai estar maior. O ideal é que as refeições sejam bem distribuídas ao longo do dia, evitando exagero em qualquer uma delas.
Mito 8: Beber água morna com limão em jejum emagrece. Não existe nenhuma comprovação científica de que isso contribua para a perda de peso. O ácido presente no limão não tem capacidade de “derreter” gordura e a temperatura morna da água não afeta o metabolismo. Além disso, pode fazer mal a quem tem problemas de estômago, como gastrite.
Mito 9: Comer somente alimentos diet e light emagrece. Os alimentos diet foram criados para quem tem algum tipo de restrição alimentar e problemas de saúde, pois não contém açúcar. Para compensar, o volume de gorduras é alto. Já os alimentos light em geral têm apenas 25% menos nutrientes do que os regulares o que não dá direito ao consumo em excesso.
Mito 10: Para emagrecer tem que dizer adeus aos doces. Açúcar é energia e pode ser obtido de forma natural em vários alimentos, como frutas, cereais integrais, legumes, leite desnatado e derivados, entre outros. O que precisa ser controlado é o açúcar branco, que em nada contribui na alimentação. Reeducando o paladar pouco a pouco é possível manter uma alimentação equilibrada e reduzir a necessidade de ingerir doces.