Como emagrecer comendo bolo e macarrão? Aprenda a reduzir o índice glicêmico dos alimentos

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Como não ter fome comendo pouco? A resposta está no índice glicêmico. Essa taxa mede a velocidade com que o açúcar dos alimentos é liberado no sangue. Se o índice é alto, ocorre um pico de glicose seguido por uma queda brusca. Mas se ele for baixo, a quantidade da substância se mantém estável no organismo, impedindo que apareça aquela vontade incontrolável de comer um doce.

Leia também
Índice glicêmico: entenda como ele ajuda a emagrecer
Mingau de aveia emagrece: anote uma receita poderosa
Morango tem poucas calorias e é rico em fibras

Alimentos com índice glicêmico baixo devem estar presentes no cardápio, mas dá também para abaixar a medida em alimentos com índice glicêmico alto, como as massas e bolos, por exemplo. Veja como a seguir.

Resfrie a massa e o arroz
Depois de cozinhar o macarrão, deixe-o na geladeira por um período de aproximadamente 20 minutos. O resfriamento fará com que o amido da massa fique mais resistente à ação das enzimas digestivas e o açúcar será liberado aos poucos na corrente sanguínea.

Adicione farelos integrais aos bolos
Farelo de aveia ou farelo de trigo são alimentos ricos em fibras, que têm o poder de diminuir o índice glicêmico dos alimentos. Esses ingredientes podem ser misturados ao iogurte ou substituir a farinha de trigo em bolos, ajudando a manter a glicose estável no sangue e dando saciedade por longos períodos.

Mantenha a casca das frutas nas receitas
Ricas em fibras, as cascas das frutas ajudam a diminuir a velocidade com que a glicose é liberada durante a digestão.

Opte pela fruta pouco madura
Quando a fruta ainda está um pouco verde, seus carboidratos são mais resistentes e liberam a glicose mais lentamente.

Prefira a fruta ao suco
Sempre que puder, use a fruta inteira em qualquer prato. Além de levar mais frutas, um copo de suco tem menos fibras, que forem desprezadas ou trituradas antes do preparo. Isso faz com que a bebida tenha índice glicêmico mais alto.