Como é a dieta cetogênica e quem pode fazer o regime famoso por secar rápido

Quando se trata de emagrecer, existe um vasto cardápio de regimes que se adequam às mais diversas demandas de cada pessoa, considerando tanto seus hábitos alimentares como a prática de atividades físicas. Em meio a esse universo de possibilidades, uma dieta que vem tomando espaço, é a chamada dieta cetogênica.

Dieta cetônica: o que é?

De acordo com a endocrinologista Lorena Lima, a palavra cetogênica vem de cetose, que é a fase que ocorre quando o organismo transforma as gorduras ingeridas em ácidos graxos e corpos cetônicos, o que na sequência vai se transformar em energia para as atividades do dia a dia. Ela é um estágio do metabolismo que acontece quando falta glicose.

O grande diferencial desta dieta é que, pela baixa oferta de carboidrato e grande oferta de gordura, o organismo é “obrigado” a substituir sua fonte de energia, optando pela gordura – e entrando, assim, no estado de cetose.

Como é a dieta cetogênica?

https://www.instagram.com/p/BwWq47_H-06/

A nutricionista Patrícia Davidson explica que essa é uma dieta baseada no consumo de alimentos ricos em gorduras boas, como por exemplo: abacate, oleaginosas, azeitona, azeite, óleo de coco. Com ingestão moderada de proteínas e quantidades mínimas de carboidratos, a dieta também pode ser denominada como “low carb high fat” (LCHF).

Queima de gordura na dieta cetogênica

A perda de peso varia de acordo com o metabolismo de cada pessoa que adota a dieta, mas a média é de 5kg a 8 kg em menos em um mês. E além da queima acelerada de gordura, o processo ainda ajudaria a controlar o apetite, baixar os níveis de insulina e até mesmo evitar doenças do coração, câncer e Alzheimer.

Alimentos permitidos

De acordo com Lorena, alimentos como carnes de boi, porco, frango e peixes, ovo, azeite, óleo, maionese, gelatina e chás sem açúcar geralmente estão liberados. No entanto, essa dieta deve ser prescrita por um profissional.

Embutidos como presunto, linguiça e bacon, manteiga, margarina, feijão, soja, ervilha, grão-de-bico, queijos, creme de leite e iogurtes sem açúcar, amendoim, noz, avelã, castanha, frutas, sementes como linhaça, chia e girassol, legumes, verduras e mostarda também estão frequentemente presentes da dieta.

Cuidados com a dieta

A dieta cetogênica só é indicada por curtos períodos de tempo, uma vez que, a longo prazo o organismo vai se acostumando e a pessoa pára de emagrecer. Além disso, o alto consumo de gordura proposto pelo plano alimentar pode sobrecarregar os rins e aumentar o colesterol.

Para quem a dieta não é recomendada?

A especialista ressalta que a dieta não é aconselhada para pessoas com problemas crônicos de saúde, como diabetes, hipertensão arterial e problemas renais, gestantes, idosos e crianças.

Tipos de dieta