Uma cidade do Amazonas, chamada Maués, chamou a atenção de pesquisadores da área da biologia que trata sobre o envelhecimento. Isto porque no município cerca de 62 mil habitantes, o que é 1% da população, ultrapassa a idade de 80 anos e com muita saúde.

Essa expectativa de vida alta é resultado da alimentação local das pessoas que moram em Maués. Assim, os pesquisadores da Universidade Estadual do Amazonas e da Universidade Federal de Santa Maria foram atrás de desvendar qual era o cardápio que ajuda a fortalecer e dar mais vitalidade, qualidade de vida e saúde aos habitantes do município. O resultado desta pesquisa de alimentos foi nomeado como “dieta amazônica”.
Dieta amazônica: o que é

A dieta amazônica nada mais é que um conjunto de alimentos saudáveis, nutritivos e também saborosos que as pessoas da região consomem diariamente.
Os alimentos que compõem a dieta:
- Guaraná
- Açaí
- Mandioca
- Pupunha
- Tucumã
- Jambu
- Pimenta
- Urucum
- Pitomba
- Mel
- Peixes

De acordo com os pesquisadores, a semente de guaraná é uma das principais responsáveis pela longevidade da população. Isto devido a suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antitumorais.

É evidente que a dieta por si só não sana todos os problemas. O modo de vida saudável e ativo dos habitantes de Maués também corrobora para o alto índice de qualidade de vida.
Alimentação saudável
- Propriedades ocultas de 12 temperos que fazem bem para a saúde
- 7 frutas recomendadas para quem quer emagrecer
- 20 alimentos com mais proteína para aumentar os músculos