As receitas da Bela Gil são famosas por serem supersaudáveis: algumas sem glúten, açúcar ou lactose. A nutricionista aposta em ingredientes naturais e veganos para repaginar pratos do dia a dia. Por isso, é normal pensar que Bela não ensina a fazer guloseimas, mas nós provamos o contrário: aprenda cinco coisas gordas em versões magras ensinadas pela apresentadora.
Leia também:
10 famosas no Instagram que dão dicas de dietas
7 hábitos alimentares da filha da Bela Gil que toda criança deveria ter
8 conselhos da Bela Gil que detonam tudo que você sabia sobre alimentação saudável
Receitas gordas em versões magras
Massa de panqueca com farinha de arroz

Esta receita tem um grande diferencial: a massa. Com apenas sete ingredientes, a panqueca da Bela Gil é super fácil de fazer, assim como a versão original. A manteiga ghee também ganha destaque neste prato, pois é uma opção muito mais leve para colocar na frigideira.
Ingredientes:
1 xícara de farinha de arroz
1 xícara de farinha de grão-de-bico
2 colheres de sopa de gergelim preto
1 colher de sobremesa de linhaça
1 colher de chá de cúrcuma
1 colher chá de sal
2 xícaras de água
Manteiga ghee (o suficiente para untar a frigideira)
Modo de fazer:
Coloque todos os ingredientes no liquidificador, exceto o gergelim, e bata até ficar homogêneo. Se for preciso, acrescente um pouco mais de água. Adicione o gergelim em seguida.
Pincele um pouco de ghee em uma frigideira e adicione uma concha de massa. Gire a frigideira até formar um disco bem fino. Com a ajuda de uma espátula, vire a panqueca e deixe dourar por cerca de um minuto. Retire a massa do fogo e coloque em um prato. Repita o procedimento até terminar a massa.
Torta gelada de frutas vermelhas
A torta é uma ótima opção para servir de sobremesa ou como lanche. Entre outros ingredientes, leva farinha de milho, aveia e óleo de coco. No recheio, o mel orgânico e a castanha de caju dão um toque diferente à receita.

Ingredientes:
Massa:
1 xícara de farinha de milho (fubá)
1 e ½ xícara de aveia em flocos (ou farinha de aveia)
¼ xícara de óleo de coco
¼ xícara de melado de cana
1 pitada de sal marinho
Recheio:
¾ xícara de castanha de caju (ou pará) crua de molho por 4 a 6 horas (ou biomassa de banana verde)
Suco de 2 limões
⅓ xícara de óleo de coco
⅓ xícara de mel orgânico ou melado de cana
1 xícara de frutas vermelhas frescas (framboesa, morango e amora)
Modo de fazer:
Massa:
Preaqueça o forno a 180ºC. Coloque a farinha de milho, aveia e sal e processe até virar uma farinha fina. Em uma tigela pequena, junte o óleo e o melado. Acrescente os ingredientes molhados na farinha e misture até virar uma massa com consistência firme. Espalhe em uma forma de torta de 23cm e coloque para assar no forno por 15 minutos.
Recheio:
Prepare o recheio enquanto a massa esfria. Escorra a água do molho da castanha, leve todos os ingredientes ao processador e bata até ficar homogêneo. Recheie a torta com a massa fria e leve à geladeira para endurecer.
Bolo nega maluca
bolo-nega-maluca_1.jpg
bolo-nega-maluca_1.jpg
A tradicional receita de bolo é repaginada pela nutricionista, mas nem por isso perde o sabor, muito menos a calda! Substituindo o chocolate por alfarroba, a sobremesa pode ser uma boa opção quando bater aquela vontade de comer um doce no meio da dieta.
Ingredientes:
Bolo:
1 xícara de óleo de coco
½ xícara de açúcar mascavo
¾ de xícara de água
2 xícaras de farinha de aveia
2 xícaras de farinha de arroz integral
1 xícaras de cacau ou cupuaçu em pó
2 colheres de chá de linhaça dourada
1 ½ xícaras de leite de amêndoa
1 colher de sopa rasa de fermento químico
Calda:
1 ½ xícaras de melado de cana
1 xícara de cacau (ou alfarroba ou cupuaçu em pó)
1 colher de sopa de óleo de coco ou ghee
¼ de copo de leite de amêndoa (para dar o ponto)
Modo de fazer:
Deixe a farinha de linhaça de molho na água por 10 minutos. Bata o óleo e o açúcar no liquidificador e depois adicione a linhaça. Bata bem. Coloque as farinhas aos poucos até incorporar toda a massa, acrescente o cacau e misture bem. Depois acrescente o leite e o fermento.
Unte a forma com óleo de coco e farinha de arroz e coloque para assar por aproximadamente 50 minutos. Para fazer a cobertura, basta misturar tudo até formar uma calda.
Risoto ao funghi
Uma boa saída para fugir do risoto calórico é substituir o arroz e fugir do queijo na receita. Bela Gil optou pelo arroz integral cateto, biomassa de banana verde e um pouco de vinho branco para dar sabor ao prato, entre outros ingredientes.

Ingredientes:
50g funghi seco preto
1 xícara de arroz integral cateto
3 dentes de alho picados
½ cebola picada
2 colheres de sobremesa de ghee ou azeite
1 colher de sopa de alecrim
2 colheres de cebolinha picada
2 colheres de sopa de biomassa de banana verde (2 bananas verdes)
¼ de xícara de vinho branco
Água do molho do funghi
Água
Sal marinho
Pimenta-do-reino
Modo de fazer:
Deixe o funghi de molho por seis horas, trocando a água até três vezes. Refogue o alho com uma colher de ghee até dourar, adicione o arroz e duas xícaras de água. Deixe ferver, acrescente o sal, abaixe o fogo e tampe. Deixe cozinhar por 28 minutos.
Em outra panela, refogue a cebola com o resto do ghee e deixe dourar. Coloque o funghi, o alecrim e o vinho e deixe cozinhar por três a cinco minutos. Adicione o sal e a pimenta-do-reino. Bata a biomassa com uma xícara da água do funghi que ficou de molho no liquidificador.
Misture o arroz pronto com o funghi e em fogo baixo, acrescente a mistura da biomassa ao risoto. Mexa bem e deixe cozinhar, até formar uma consistência de risoto. Para servir misture a cebolinha e acerte o ponto do sal e pimenta-do-reino.
Bombons de morango
Esta receita é supersimples, leva apenas 4 ingredientes e pode substituir os bombons comuns, que são muito mais calóricos.

Ingredientes:
2 xícaras de morango
1 xícara de manteiga de coco
1 colher de mel cru ou melado
Chocolate 70-85%
Modo de fazer:
Bata o morango, a manteiga de coco e o melado no processador. Se ficar muito mole, leve à geladeira por 20 minutos até endurecer. Faça as bolinhas e leve ao congelador em uma assadeira. Derreta o chocolate 70-85% em banho maria e passe as bolinhas até cobrí-las de chocolate. Volte os bombons à geladeira e deixe firmar.