Criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Índice de Massa Corpórea (IMC) é um método usado como padrão internacional para verificar o estado nutricional de uma pessoa e funciona como uma fórmula bastante simples de calcular seu peso ideal. O índice é calculado a partir da relação entre peso e altura e mostra se a pessoa está abaixo do peso, dentro da normalidade, em sobrepeso ou mesmo obesidade.
Leia também:
Quantas cores tem no seu prato? Veja por que essa conta interfere no seu peso
Perder peso é diferente de emagrecer. Entenda a razão e mude seus conceitos
Você está obeso, acima do peso ou inchado? Aprenda como diferenciar
Como calcular o IMC
O Índice de Massa Corporal é calculado dividindo o peso da pessoa (em kg) pela altura ao quadrado (em metros). Por exemplo: uma mulher que pesa 56 Kg e mede 1,68 m tem como resultado um IMC é 19,8 Kg/m². A conta realizada foi: 56 / (1,68)² = 19,8 Kg/m². Para saber sua condição, você deve, depois do cálculo, observar uma tabela de valores.

Tabela de IMC
- IMC menor de 16: magreza grau III
- IMC entre 16,0 e 16,9: magreza grau II
- IMC entre 17,0 e 18,4: magreza grau I
- IMC entre 18,5 e 24,9: peso ideal
- IMC entre 25,0 e 29,9: sobrepeso
- IMC entre 30,0 e 34,9: obesidade grau I
- IMC entre 35,0 e 39,9: obesidade grau II
- IMC maior de 40,00: obesidade grau III
Vale lembrar, no entanto, que o método não leva em conta o porte da pessoa e sua atividade física, além de não distinguir as proporções de músculos, gordura e água no corpo. A matemática simples não contempla, portanto, crianças e atletas. Aprenda como se alimentar corretamente para manter o corpo e a saúde em dia:
[bolsatv alimentacao-inteligente]








