Pelo menos durante uma semana por mês, todas as mulheres têm uma desculpa para agir como uma louca. Mas quem sofre com a TPM sabe que a situação não é tão engraçada quanto parece.
Hormônios enlouquecidos, inchaços no corpo, mudanças drásticas e repentinas de humor, e cólicas são alguns dos sintomas de quem sofre com a tensão pré-menstrual. “É importante levar em consideração que se trata de um quadro cíclico e que deve se repetir por ao menos 3 meses para ser classificada como TPM. É mais comum nos 5 a 10 dias que antecedem a menstruação”, explica a ginecologista Viviane Monteiro.
Então, para quem sofre com o problema, conversamos com especialistas que afirmaram: com algumas pequenas mudanças na rotina, é possível aliviar a intensidade dos períodos que antecedem o ciclo menstrual. “Devemos comer alimentos que ajudam no aumento da produção de serotonina, o hormônio do bem estar e do prazer. Esse hormônio diminui na segunda metade do ciclo menstrual”, conta Amanda Carbonelli, nutricionista e personal-diet da Clínica ICS Doctor.
” Os grandes vilões da TPM são os alimentos ricos em açúcar e gordura, além do álcool, sal e cafeína”, alerta a nutróloga Paula Cabral, da Clínica Hagla. ” É preciso priorizar a ingestão de alguns nutrientes e evitar outros. Indícios como nervosismo, irritabilidade, depressão e crises de choro, comuns nesse período, são causados pelas baixas de cálcio e vitamina B6 no organismo”, completa ela.
Juntando as dicas de todas essas especialistas, criamos uma listinha de alimentos ricos em nutrientes e vitaminas que ajudam a controlar a nossa loucura mensal que leva qualquer um ao nosso redor à insanidade. “Se bem nutridas, teremos um ciclo menstrual mais calmo e saudavél!”, afirma Amanda.
FOTOS: DICAS PARA ALIVIAR A TPM
Leia também:
– Reféns da TPM – Todo mês é aquela agonia: ela chega para enlouquecer mulheres e homens
– Abaixo a TPM – Saiba o que comer ou o que evitar para amenizar a tensão pré-menstrual
A vontade louca de chocolate é normal! “O agente determinante dessa sensação é a ausência de magnésio nas células. Como o cacau é relativamente rico nesse nutriente, o organismo pede o doce, numa tentativa de reverter o quadro”, explica Paula. Uma boa dica é o chocolate amargo, mais concentrado e menos gorduroso.
A especialista também chama a atenção para a ingestão de vitamina B6, encontrada nas carnes vermelhas, grãos integrais, ervilha e banana.
Aumentar a ingestão de cálcio (em alimentos como o leite, queijo e iogurtes) pode controlar o nervosismo e a irritabilidade, comuns na TPM, segundo a nutróloga Paula Cabral.
Outra aliada para a ginecologista e obstetra é a vitamina E, facilmente encontrada em peixes, nozes e no kiwi.
Diminuir a ingestão de gorduras e cafeína, segundo a Dra. Viviane Monteiro, ajudam a controlar a TPM.
O magnésio também é encontrado nos cereais integrais, e vegetais folhosos verde escuro. O ácido fólico também é vegetais folhosos verde escuros consumidos cru. “Esses micronutrientes ajudam na transformação do triptofano (que é um aminoácido) do nosso organismo em serotonina”, explica a nutricionista Amanda Carbonelli.