Como afinar a cintura: 5 exercícios e 3 alimentos indispensáveis para definir de vez

Deixar a cintura fina e perder barriga é um dos desejos mais comuns nas academias e consultórios de nutricionistas. Chegar ao corpo de violão não é impossível, mas requer disciplina e dedicação.

Apesar de não haver um exercício ou dieta específicos, alguns alimentos e treinos ajudam a secar a barriga e definir os glúteos, o que colabora para a aparência sinuosa. Veja quais são a seguir.  

Exercícios para afinar a cintura

Pule corda

Shutterstock

Saltar corda é uma excelente atividade aeróbica que estimula a contração do centro do corpo, trabalhando abdômen, quadril, glúteos e pernas. Muito eficaz, ela ainda melhora o sistema cardiorrespiratório e gasta muitas calorias, já que apenas 10 minutos do exercício queimam 120 kcal.

Trabalhe a lateral do abdômen

Shutterstock

Aposte em exercícios para escupir a lateral da barriga, como prancha lateral e abdominal reverso. Além de deixar os músculos aparentes, eles a farão perder alguns quilos.

Faça exercícios aeróbicos

Shutterstock

Perder massa gorda é muito importante para reduzir medidas e, consequentemente, afinar a cintura. Aposte em treinos de bicicleta, esteira, corrida ou até mesmo séries de polichinelo.

Apostes nos agachamentos

Shutterstock

Um bumbum definido dá a impressão de que a cintura é mais delineada. Para deixar o quadril durinho você pode realizar agachamentos, exercício simples que pode ser feito na academia ou em casa. Só é preciso tomar cuidado para fazer agachamento da maneira certa, fortalecendo corretamente os glúteos e coxas.

Use a bola suíça

Shutterstock

Típicos do pilates, os exercícios com bolas suíças ajudam a emagrecer e perder cintura, além de tonificarem as pernas e colaborarem com o sonho do abdômen tanquinho.

Alimentos 

Uma dieta balanceada é tão importante quanto praticar atividades físicas para conquistar uma cinturinha de pilão. Algumas dicas para emagrecer rápido são úteis para perder a gordura abdominal, mas também há alguns alimentos e trocas inteligentes para que o resultado chegue com mais facilidade ainda:

Use termogênicos

Shutterstock

Alimentos termogênicos aceleram o metabolismo pois aumentam a temperatura corporal, colaborando também com o gasto de calorias e a queima de gorduras. Esta ação está presente em chás como os de hibisco, canela e gengibre.

Aproveite os carboidratos de baixo índice glicêmico

Shutterstock

Ao contrário do que muitos pensam, os carboidratos não são inimigos da dieta, já que, se consumidos corretamente, podem até mesmo ajudar a afinar a cintura.

Nesse caso, uma boa técnica é incluir carboidratos de baixo índice glicêmico no regime. Também chamados de carboidratos complexos, eles possuem fibras que deixam a digestão mais lenta e liberam açúcar no sangue aos poucos, o que é ótimo para prevenir o acúmulo de gordura, uma vez que o corpo pode acumular a energia da glicose dessa forma.

De quebra, ingredientes deste tipo ainda prolongam a sensação de saciedade, ou seja, afastam a fome e evitam deslizes na deita. Caju, batata-doce e aveia são ótimas alternativas.

Como afinar a cintura com roupas

Shutterstock

Outra maneira de dar essa impressão é usar  roupas que valorizam a cintura fina ou   looks que desenham o corpo, deixam o bumbum mais delineado e a circunferência abdominal mais estreita. Peças de cintura alta e vestidos que marcam o meio do corpo são boas pedidas.

Cinta e papel filme funcionam para afinar cintura?

Shutterstock

Apesar de ser muito comum, a prática de exercícios com cinta não é recomendada, já que o acessório não tem efeitos duradouros sobre a cintura.

Outra cilada é usar plástico PVC para diminuir barriga, pois ele evita a transpiração – essencial para eliminar líquido e toxinas do corpo – e ainda esquenta e pode causa mal-estar.

Como perder cintura com exercícios caseiros