Como acabar com a flacidez

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Estudos mostram que a partir dos 25 anos, o corpo sofre uma perda de colágeno em torno de 1% ao ano, proteína responsável pela firmeza da pele. Ainda tem a flacidez muscular que aparece por causa da falta de exercício. Para você ficar longe de tudo isso, veja nossas dicas espertas e comprovadas no mundo científico que vão acabar com a flacidez que tanto incomoda.

Leia também:

Acupuntura ajuda a emagrecer e a reduzir flacidez, celulites e rugas

Dieta branca afina 2 quilos por semana, conheça e veja cardápio

Suplementos termogênicos ajudam a queimar calorias

Tchau de miss

A flacidez não acontece só na pele: o famoso “tchauzinho” com a pele balançando nada mais é do que o próprio tríceps (músculo que fica na parte de baixo) flácido. Para combater isso, não há segredos. “Os exercícios localizados para a região turbinam a musculatura e aumentam seu volume, esticando a pele e eliminando a flacidez“, revela o professor da academia SettCoaching & NandiSpa, Fábio Cunha, de São Paulo.

Colágeno

É comum ouvir de nutricionistas que a vitamina C é o braço direito do colágeno, e não é à toa: um estudo já publicado nos Anais Brasileiros de Dermatologia revelou que ela foi capaz de aumentar a síntese de colágeno em pacientes adultos em níveis similares aos dos recém-nascidos.

“A acerola é uma das frutas mais ricas em vitamina C do mundo. Além disso, possui betacaroteno e polifenóis antioxidantes”, conta o cosmetólogo Maurício Pupo. Faça diariamente um suco com pelo menos 10 frutinhas congeladas ou frescas batidas no liquidificador, com água ou suco de laranja, e beba logo em seguida para que nenhuma vitamina C se perca. “Assim, você estará ingerindo uma boa quantidade da vitamina, importantíssima para a fabricação da elastina e do colágeno, que dão firmeza e sustentação à pele”, complementa.

Firme com chocolate! Eba!

Sabia que os radicais livres em excesso não só envelhecem precocemente a pele, mas também degradam e reduzem a produção das fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela flexibilidade e tônus da pele? É o que conta a dermatologista da Clínica Splendore, Mônica Felici, de Campinas.

Por isso, uma boa dica é investir em alimentos ricos em polifenóis, como os chocolates com 70% de cacau. Isso mesmo, você leu chocolate! “Ele faz uma verdadeira limpeza dos radicais livres da nossa pele ajudando na proteção do colágeno e da elastina. E basta uma barrinha de 20 g diárias para que você possa usufruir dessa delícia que ajuda a firmar a pele”, diz Pupo.

Pilates antiqueda

A atriz e musa de todos os tempos, Luiza Brunet, sabe das coisas. Ela vai de pilates para combater os efeitos do envelhecimento. O exercício é ótimo para acabar com a flacidez muscular do corpo todo. “Faço 3 vezes por semana, durante uma hora. Dedico-me mais aos locais que tenho tendência à flacidez e celulite, como braço e a parte detrás das coxas”, conta.

Mais elasticidade

Vale a pena apostar no Power Shape para não dar sossego à flacidez. Sua nova tecnologia combate o problema ao associar diferentes tecnologias em um único aparelho. “O laser provoca um calor contínuo, destrói as células de gordura e ainda aumenta o tamanho das fibras elásticas, induzindo a produção de colágeno”, informa a dermatologista e diretora médica da Clinique des Arts, Luciana Macedo de Oliveira, de São Paulo. Cada sessão dura de 20 a 40 minutos e custa R$ 150, sendo que a partir da quarta aplicação os resultados já podem aparecer!

Cápsulas tonificantes

A farmácia Dalissa, de São Paulo, juntou os ingredientes perfeitos para detonar a flacidez em uma cápsula só! “O colágeno e a gelatina hidratam e aumentam a elasticidade da pele, já o selênio é um antioxidante que neutraliza os radicais livres que detonam a pele. O incentivo à produção de mais colágeno fica por conta do silício orgânico e da vitamina C, que tornam a molécula do colágeno ainda mais resistente”, explica a farmacêutica da Dalissa, Caroline Zeiser. Para ter esses efeitos, é preciso tomar uma dose de três cápsulas diariamente, no mesmo horário. Depois de 3 meses de tratamento, é possível ver uma melhora grande na flacidez! Mas se você tiver hipersensibilidade a algum componente da fórmula, nada de tomar as cápsulas, ok?!

Massagem firmadora: por que fazer

Que massagem é uma delícia, ajuda a eliminar as toxinas e desfazer nódulos de gorduras, você já deve ter ouvido falar. O que muitas pessoas não sabem é que as massagens têm ação firmadora. Foi o que a equipe comandada por Justin Crane e Mark Tarnopolsky, da Universidade McMaster, do Canadá, descobriram.

Após a prática de exercícios físicos em excesso, os músculos sofrem uma sobrecarga, que leva às conhecidas dores musculares. Segundo o estudo, após dez minutos de massagem terapêutica foi possível perceber a presença de substâncias anti-inflamatórias, além de um considerável aumento na produção de mitocôndrias, que são pequenas estruturas que funcionam como usinas de energia dentro da célula, o que acelera a reconstrução dos tecidos, tonificando os músculos.

Veja essa e outras matérias em Revista Shape.