Após ser injustamente considerado vilão da saúde durante anos, o ovo recebeu sua redenção e hoje é indicado por médicos e nutricionistas por ajudar a combater doenças e ser um excelente aliado da perda de peso.
Comer apenas um ovo todos os dias pode fazer grande diferença no seu corpo, já que o alimento favorece o ganho de massa magra e a eliminação de gordura, além de garantir saciedade e evitar exageros nas refeições.
Ovo ajuda a ganhar músculos e perder gordura
O ovo está sempre presente na marmita dos marombeiros porque é, de fato, um grande aliado de quem quer ficar mais forte e definido.
O alimento é rico em albumina, proteína de valor biológico e fácil digestão que auxilia no processo de aumento de massa e na regeneração de tecidos musculares.
Além disso, o ovo também possui colágeno e vitaminas do complexo B, que auxiliam no combate à flacidez e garantem músculos mais rígidos e definidos.
O ovo pode ainda ser considerado um “queimador de gordura” por ser excelente fonte de proteínas, que exigem do corpo energia extra para serem metabolizadas, acelerando assim o metabolismo, resultando em uma maior eliminação de gorduras.
Isso sem contar que um ovo grande inteiro contém apenas 78 calorias.
É válido ainda ressaltar que o ovo inteiro, e não somente a clara, faz bem para a saúde.
Enquanto a clara é fonte de magnésio, selênio, potássio, fósforo e cálcio, a gema, além de também conter todos esses nutrientes, ainda possui ferro, vitaminas, biotina, carotenoides e outras propriedades benéficas.
Inclusive, é justamente na parte vermelha do ovo que se concentra praticamente metade da proteína de todo o alimento.
Como consumir ovos na dieta
O ovo pode ser consumido puro, somente cozido, ou no preparo de omeletes, crepiocas e diversas receitas low carb. Lembre-se, porém, de evitar a forma de consumo frito, que acarreta em aumento de calorias.
Receitas de omeletes para emagrecer
- Omelete de tapioca é refeição completa para o pós-treino: saiba fazer
- Omelete de forno fit: receita com claras e queijo cottage para quem malha
- Omelete de claras para quem malha: benefícios e 2 opções de recheio