Se diariamente você consumir cerca de cinco cogumelos pode diminuir seus riscos de sofrer de doenças cardíacas, demência e diversos tipos de câncer. Foi o que descobriu um estudo realizado pela Universidade Estadual da Pensilvânia, EUA.
Cogumelo combate envelhecimento das células

De acordo com o trabalho científico, cogumelos são excelentes fontes de ergothioneína e glutationa, dois antioxidantes que combatem o envelhecimento celular e os radicais livres que levam a danos no DNA e abrem portas para doenças.
O consumo de cogumelos evitaria problemas de saúde porque reabasteceria o organismo de antioxidantes, consequentemente garantindo proteção contra o estresse oxidativo.
A quantidade dos antioxidantes encontrados varia de acordo com o tipo de cogumelo, mas os cientistas afirmam que em qualquer espécie, eles ainda eram mais presentes do que em qualquer outro alimento.
Ainda segundo os pesquisadores, os resultados poderiam explicar por que países que têm dietas com maior consumo de cogumelos, como a França e a Itália, também apresentam taxas mais baixas de demência.
Benefícios do cogumelo para a saúde
- Cogumelos são aliados da dieta, mas há um jeito certo de cozinhar
- Entenda por que cogumelos são considerados superalimentos
- Benefícios dos cogumelos: cheios de proteína, pouco carboidrato e mais