Descartada por muita gente que adora comer jabuticaba, a semente da fruta é uma poderosa aliada da prevenção da obesidade, conforme pesquisa realizada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas, da Universidade de São Paulo.
O caroço da jabuticaba é rico em elagitaninos, substâncias que possuem ação anti-inflamatória. A pesquisadora Gabriela Cunha procurou avaliar a influência dessas substâncias na prevenção da síndrome metabólica: a obesidade associada à diabete tipo 2 e ao aumento do colesterol sanguíneo.
Processos da pesquisa
Os testes foram realizados em camundongos separados em grupos que recebiam uma dieta com alto teor de gordura e com a presença da fruta; outro grupo com dieta semelhante mas consumindo apenas o caroço da jabuticaba; um grupo seguia uma dieta balanceada e outro apenas rica em gorduras e açúcares.

Avanços registrados
O resultado da pesquisa demonstrou que o grupo de animais que recebeu todos os compostos fenólicos da jabuticaba, ao mesmo tempo em que consumia gorduras e açúcares, manteve o quadro de saúde semelhante ao de animais magros, que consumiram dieta saudável durante o mesmo período. Já os animais que receberam os polifenóis sem os elagitaninos associado ao consumo de gorduras e açúcares, tiveram a saúde tão comprometida quanto o quarto grupo.
De acordo com a pesquisadora, os resultados desse trabalho representam um avanço no combate à obesidade.
Dicas para secar a barriga
- Esses 9 alimentos deixam sua barriga lisa e você não sabia (ou duvidava)
- Essas são as 4 melhores frutas para desinchar a barriga em uma semana
- 2 frutas que secam barriga e são truques de famosa que tem 60 cm de cintura








