Além de saboroso e versátil, já que pode aparecer em inúmeras preparações, tanto doces quanto salgadas, o abacate ainda pode ser um ótimo aliado para a saúde do coração.
Abacate reduz risco de ataque cardíaco
De acordo com um estudo recente publicado no Journal of the American Heart Association, comer pelo menos duas porções de abacate por semana diminui em até 22% o risco de uma pessoa sofrer um ataque cardíaco.
O consumo regular da fruta protege o coração também quando ingerida no lugar de manteiga, queijo ou carnes processadas, afirmam os pesquisadores.
Para o trabalho, uma porção de abacate foi definida como uma metade ou ½ xícara do alimento.A pesquisa acompanhou mais de 68 mil mulheres e 41 mil homens inscritos em dois outros estudos de longo prazo sobre fatores de risco para doenças crônicas.
Todos os participantes estavam livres de câncer, doença cardíaca coronária e acidente vascular cerebral no início do levantamento e preencheram questionários sobre suas dietas a cada quatro anos, durante um período de 30 anos.
Além de analisar o impacto geral do consumo de abacate, os pesquisadores fizeram modelagem estatística e descobriram que comer meia porção de abacate (¼ de xícara) por dia em vez da mesma quantidade de ovos, iogurte, queijo, manteiga ou carnes processadas reduziu o risco de ataques cardíacos em 16% a 22%.
Ótima fonte de fibras e gorduras monoinsaturada e poliinsaturada, o abacate não é o único alimento que protege o coração.
Apesar de terem focado a pesquisa nessa fruta específica, os estudiosos afirmam que outros bons substitutos para ela seriam nozes, feijão, grão de bico, lentilha, azeite, além de sementes de abóbora, chia e linhaça.
Saúde do coração
Tomar chá 3 vezes por semana reduz risco de doença cardíaca, descobre estudo
Cada pico de estresse que você vive libera substância que destrói o coração
Tirar cochilos à tarde 2 vezes por semana reduz risco de infarto, descobre estudo