Quem não gosta de um bom churrasco? Seja pelos pratos saborosos (para quem é carnívoro) ou pelo ambiente de socialização e risadas, o evento é sempre muito agradável. Porém, para quem é fã de uma boa carne, mas está de dieta, exagerar no tamanho das porções pode colocar em risco a boa forma.
Leia também:
É possível conciliar o churrasco com a dieta
Qual é o peixe menos calórico?
Médica dos famosos ensina segredos para exterminar gordura localizada
Na realidade, consumir uma grande quantidade de carnes vermelhas e carboidratos (pão de alho, pão francês, farofa), que são os alimentos principais dos churrascos, não é benéfico para ninguém, pois fornece ao corpo porções excessivas de gorduras e açúcares.
A boa notícia é que é possível tornar as preparações mais saudáveis, incluindo alguns ingredientes, fazendo trocas inteligentes e reduzindo o consumo de certos ingredientes.
Calorias do churrasco
No geral, uma pessoa que come razoavelmente, porém sem tomar cuidado com a escolha dos alimentos, ingere cerca de 1.000 calorias em uma churrascada. Quem tem a fome maior consome facilmente 2.000 calorias em uma tarde, entre farofa, maionese, queijo coalho, refrigerante e carnes gordurosas, fora a bebida alcoólica (cinco latinhas de cerveja adicionam mais 750 calorias à conta).
Carnes para dieta
Frango sem pele e peixe branco assados na brasa são as opções com mais saúde e menos calorias. Porém, se você não abre mão da carne vermelha, é preferível investir na alcatra, fraldinha, maminha e vitela (lembre-se de remover a gordura antes de consumir).
Churrasco light em 11 passos
Se o churrasco for fora da sua casa, coma algo antes de sair. Se chegar com fome, vai devorar tudo o que vir pela frente.
Ao iniciar o almoço, faça um prato de salada com folhas verdes, cebola e tomate. Coma devagar e espere um tempinho até começar a atacar as carnes. Isso dará tempo para seu corpo processar a entrada e diminuir muito a fome.
Passe longe dos embutidos, como a linguiça, carne suína e costela de boi. Eles possuem conservantes e muitas gorduras. Evite também o pão de alho.
Faça espetinhos de carne misturada com legumes grelhados. Além de tornar o prato mais saboroso, eles adicionam saúde. Pimentão, berinjela, abobrinha, tomate e cebola são ótimas opções.
Reduza a cerveja a uma ou duas latinhas, só para não passar a vontade. No resto do dia, beba água gaseificada, sucos de fruta naturais ou água de coco. Lembre-se que a água ajuda a combater o inchaço que será causado pelo excesso de sal usado no tempero das carnes.
O molho vinagrete é uma opção saudável e light para acompanhar suas carnes. Já a maionese pode ser bem calórica. Procure preparar uma versão mais saudável do prato, que leva iogurte e mostarda.
Sempre dê preferência ao arroz ou pão integrais. Se só tiver as versões brancas no evento, não ultrapasse uma porção dos carboidratos (cerca de ¼ do prato).
Se você estiver organizando o churrasco, prepare uma alternativa à farofa usando quinoa, chia, gergelim e outros alimentos funcionais.
Tempere as carnes com pimenta em pó. O alimento é termogênico e ajuda a queimar calorias.
Procure temperar o peixe e frango com menos sal e mais limão, um alimento detergente que expulsa as gorduras do corpo e garante um sabor delicioso.
Na hora da sobremesa, aposte em preparações gostosas e saudáveis, como abacaxi grelhado temperado com canela em pó (que também é termogênico). Se não resistir e decidir dar uma afrouxada na dieta, adicione uma bola pequena de sorvete de creme, mas tenha parcimônia. Outra opção excelente é a gelatina light.