Chega de insônia

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Que dormir é indispensável, todo mundo sabe. É uma questão de saúde, um momento reparador para o corpo e para a mente. O problema é que a qualidade do sono nem sempre é como desejamos. Quem já sofreu de insônia sabe o quão desagradável pode ser uma noite mal dormida e seus efeitos no dia seguinte.

Hoje em dia, pela quantidade de atividades que desempenhamos, pelo excesso de estímulos e informações a que estamos submetidos, a insônia vem se tornando cada vez mais comum. Normalmente nosso organismo necessita de 7 a 8 horas de sono para que seus mecanismos de restauração funcionem adequadamente.

Como anda a sua saúde? Faça o teste!

Os desequilíbrios podem manifestar de diversas formas: dificuldade inicial para dormir, sono intermitente, acordar de repente e não conseguir adormecer de novo, sono agitado e superficial. O resultado é visível logo pela manhã: corpo moído, cansaço, olheiras, mau humor.

Obviamente, se for uma questão crônica, é necessário acompanhamento médico e uma avaliação detalhada das causas da disfunção e do tratamento mais indicado. Mas, na maioria dos casos, algumas práticas simples ajudam a minimizar o problema, proporcionando uma boa noite de sono.

Lavanda

A lavanda é a principal aliada dos insones, graças às suas propriedades restauradoras e altamente calmantes. Pingue 5 gotas do óleo essencial num aromatizador ou num pote com água bem quente e feche a porta do quarto por alguns minutos para que o aroma se espalhe, criando no ambiente uma agradável sensação de bem estar e relaxamento.

Quem prefere um ritual mais elaborado na hora de dormir pode preparar um escalda pés ou um banho morno perfumado com algumas gotinhas. É o momento ideal para ir desligando a mente e descarregando todo o estresse do dia que passou, permitindo que o corpo entre num estado de conforto e repouso, já que o óleo de lavanda ajuda a diminuir a tensão muscular. Você pode usar ainda em forma de spray para perfumar seus lençóis.

Floral de Bach

Se você é daqueles que não conseguem desligar a mente um minuto sequer e vai pra cama pensando em tudo o que tem que fazer no dia seguinte, experimente o floral de Bach White Chestnut. Esta essência traz mais clareza mental e ajuda a desligar os pensamentos. Desta forma, com a mente tranquila, fica muito mais fácil se permitir um momento de descanso.

Automassagem

A automassagem também pode ajudar a adormecer. Existe um ponto de acupuntura entre as sobrancelhas que é muito eficaz para induzir um estado de relaxamento, acalmar as emoções e combater as preocupações. Já deitado, com os olhos fechados, massageie delicadamente este ponto, com movimentos circulares. Se quiser incrementar, aplique uma única gota de óleo essencial de lavanda no local e coloque um cristal chamado sodalita sobre o ponto. Lentamente você será levado a um agradável estado meditativo e o sono chegará naturalmente.

Chás

Além disso, use e abuse dos chás de erva-cidreira, erva doce, capim limão e camomila. Eles vêm sendo utilizados há séculos e são muito saborosos.

Todas as dicas citadas acima trazem uma sensação de acolhimento e suavidade. Encare-as como um presente que você vai oferecer a si mesmo no final do dia e desfrute do prazer de se preparar para o seu merecido descanso. Bons sonhos!

Leia também:

– Distúrbios do sono – Difícil dormir com eles: apneia, ronco e Síndrome das Pernas Inquietas.

– Sono ideal – Dormir bem é essencial ao corpo, à mente e influi na qualidade de vida.

– Aliados do bom sono – Colchão, posição ideal, yoga: saiba o que ajuda você a dormir bem.

OUTRAS MATÉRIAS DE CORPO E BEM ESTAR VOCÊ LÊ AQUI