Chazinho para cÓlicas?

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Quando o bebê chora sem parar, as mães tentam de tudo para descobrir o problema. Pode ser fome, sono, manha, fralda suja… ou cólica. Aí, começam as dúvidas: o que oferecer à criança para amenizar a dor? É preciso levá-la ao médico? Um método bastante utilizado é o chá de camomila ou erva doce, mas será que não faz mal dar um chazinho para bebês que ainda têm o leite materno como único alimento?

Com tantas questões, a melhor maneira é perguntar a um especialista no assunto como proceder. Segundo o Dr. Renato D´Avilla, membro da Sociedade Brasileira de Imunização e do Departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, este procedimento não é recomendável. ‘O chá não ajuda a conter as cólicas e pode diminuir a proporção de ferro do leite’.

A nutricionista Patricia Leite, da Consultoria em Saúde e Nutrição Sprim Brasil, concorda. ‘Não existe comprovação científica de que chazinhos ajudem os bebês em relação às cólicas. O sistema digestivo ainda é muito imaturo’, afirma. ‘Normalmente, o chá é associado às cólicas por ser quentinho e acalmar, ajudando o bebê a dormir. Entretanto, não resolve o problema’. As cólicas são causadas pela imaturidade intestinal do bebê. ‘As paredes do intestino do neném contraem e relaxam, podendo facilitar a formação de gases, o que gera dor’, explica a nutricionista.

Cientificamente, não há nenhuma relação entre alimentos consumidos pela mãe e a ocorrência de cólicas em bebês. No entanto, há relatos de que ao consumir alimentos flatulentos, como laticínios, cafeína, chocolate, brócolis, repolho, pimentão, cebola, caroço de feijão, ovo, ente outros, o bebê desenvolve cólicas. ‘Nesses casos, pode ser interessante suspender esses alimentos, desde que a observância dos sintomas se mantenha associada ao consumo deles, principalmente para passar mais segurança para a mãe e diminuir a sensação de medo ou culpa’.

Esqueça o chazinho

Para amenizar as cólicas, coloque o neném para arrotar, pois muitas vezes elas são desencadeadas pela ingestão de ar. Compressas água morna (ou fraldinha molhada aquecida) na barriga podem ajudar na dor. Além disso, massagear a barriga do bebê ou fazer movimentos de “pedalar” ajudam a liberar os gases intestinais e a diminuir os incômodos.

As cólicas intestinais em bebês são muito comuns dos primeiros quinze dias de vida aos três meses, sendo raras após os seis meses de idade. Como é amplamente divulgado, o único alimento que o bebê deve receber até os seis meses de idade é o leite materno, salvo em condições excepcionais. Só use remédios com prescrição médica.

Consultoria:

Sprim Brasil (Saúde e Nutrição)

Rua Visconde de Pirajá, 407/301, Ipanema, RJ

ARTIGO RELACIONADO:

MAGRINHA NO INVERNO

Cair na tentação pode ser perigoso para a saúde