Misturar hibisco com gengibre é uma ótima opção de chá para emagrecer e manter a saúde, já que os dois ingredientes fornecem vários nutrientes importantes para o organismo e também têm propriedades termogênicas, que aceleram o metabolismo e promovem a queima de gorduras. Porém, para usufruir destes efeitos é preciso saber para quem é contraindicado o consumo da bebida e qual é a maneira correta de preparo.
Pra que serve?
O chá de hibisco com gengibre emagrece já que a junção dos elementos termogênicos potencializa a queima de gordura corporal e acelera ainda mais o metabolismo. As propriedades individuais de cada planta também continuam valendo.

O poder antioxidante do hibisco evita o aparecimento de doenças e seu efeito diurético aumenta a urina, reduzindo a retenção de líquidos. A flor de hibisco é rica em antioxidantes, que neutralizam a ação dos radicais livres – organismos que oxidam as células e colaboram com o aparecimento de doenças. Os benefícios do chá de hibisco também incluem redução do acúmulo de gordura, o que previne a prisão de ventre, auxilia no emagrecimento e ainda combate triglicérides, altas taxas de glicose e colesterol. Suas propriedades digestivas também facilitam o trânsito intestinal, evitando a prisão de ventre. “A bebida possui nutrientes importantes que a diferenciam de outras infusões, como cálcio, magnésio, vitamina A e C, além de flavonóides, que são compostos químicos que reduzem o colesterol ruim, o triglicérides e ajudam a manter a pressão arterial”, conclui a nutricionista esportiva funcional Giovana Canno.
Já o gengibre elimina toxinas e age diretamente na imunidade, pois é anti-inflamatório, melhorando a celulite e prevenindo doenças como gripe e dor de garganta. O chá desta raiz é uma ótima maneira de aproveitar esses efeitos.
O gengibre emagrece devido a sua ação de combate às toxinas e aumento da temperatura do interior do corpo, o que acelera o metabolismo e propicia a queima de calorias, auxiliando na perda de peso.
Faz mal?
Assim como outras infusões, esse chá tem contraindicações e efeitos colaterais, causados pelas peculiaridades de cada alimento. Os malefícios do gengibre incluem efeito abortivo e aumento da pressão arterial. Se consumida em excesso, a raiz também pode causar gases, dores no estômago e dificuldade de digestão.
Já o hibisco não deve ser consumido por alguns grupos, como grávidas e pessoas com gastrite, porque pode induzir ao aborto e piorar quadros de doenças estomacais.
Como fazer

A nutricionista Giovana Canno indica o jeito correto de preparar o chá de hibisco com gengibre:
Ingredientes
- 500ml de água
- 2 colheres de sopa de flor de hibisco desidratada
- 1 colher de sobremesa rasa de gengibre em pó ou um pedaço pequeno da raiz
Modo de preparo
Leve a água ao fogo e retire logo que começarem a se formar bolinhas, antes de levantar fervura. Coloque as flores de hibisco e o gengibre no líquido. Tampe a mistura durante 10 a 15 minutos e, em seguida, beba quente ou gelado.
Chá para emagrecer
- Cabeleireiro das famosas ensina chá que emagrece e fortalece o cabelo
- Para desinchar: 5 chás diuréticos contra retenção de líquido
- Tudo sobre chás: qual o melhor para perder peso ou tratar doenças