As festas de fim de ano parecem o período ideal para esquecer os cuidados com a alimentação e exagerar nas quantidades de comida e bebida. Contudo, tais excessos podem comprometer não só a silhueta, mas também o controle de doenças como diabetes, hipertensão e colesterol.
Leia também:
Como fazer uma ceia de Natal light e não engordar no fim de ano
Propriedades da lentilha mantêm longe anemia, colesterol e diabetesceia de Natal mais saudável
O consumo excessivo de carne de porco, a ausência de fibras, o abuso de doces, carboidratos e ingestão desmedida de álcool são comuns nesta época do ano, mas podem comprometer o esforço dos meses anteriores.
Dicas para evitar o exagero na ceia
- Não belisque os alimentos enquanto estiver preparando a ceia ou você consumirá um número bem maior de calorias sem perceber.
- Prepare-se com antecedência. Diminuindo a ingestão de açúcar e gorduras duas semanas antes das festas você se sentirá menos culpada por repetir a sobremesa.
- Preencha o prato com um tipo de carne branca, metade com saladas e o restante com acompanhamentos saudáveis.
- Preferência os pratos assados e grelhado e retire a pele das aves, pois ela é rica em gorduras e calorias.
- Na sobremesa, prefira as frutas típicas da época, como lichia, ameixa e cereja.
- Modere o consumo de bebidas alcoólicas. Brinde com uma taça de champanhe ou de vinho.
- Evite alimentos com alto teor de gorduras saturadas, como frituras, salgadinhos, embutidos, maionese, queijos gordos (gorgonzola, provolone, cheddar), carnes gordurosas (presunto, pernil, bacon, salame, pele de aves, carne vermelha com gordura.), massas com cremes ou molhos cremosos, creme de leite e chantilly.