Sua avó já dizia: frutas fazem bem para a saúde. Algumas delas, inclusive, podem ser ótimas opções em dietas para emagrecer. Mas o que pouca gente sabe – ou, mesmo que saiba, não coloca em prática – é que o consumo das cascas das frutas é muito mais benéfico do que o da polpa. Isso porque, em geral, é na parte de fora do alimento que estão concentradas as mais importantes vitaminas e minerais. Porém, para consumir, é preciso ter cuidados especiais, que são ensinados pela nutricionista Karina Altieri.
Leia também
Quantas frutas devo comer por dia: veja limites para não engordar
Suco de casca de abacaxi emagrece: receita superfibrosa para secar
5 formas de turbinar sua água para emagrecer e eliminar barriga
Casca da fruta é melhor que a polpa?
“Na maioria das frutas, acontece de os mais importantes nutrientes estarem concentrados em maior quantidade na casca”, afirma a especialista, que ressalta que tudo depende do alimento e do nutriente em questão. Contudo, é garantido que, consumindo a casca, a pessoa obtém muito mais vitaminas, cálcio, ferro e magnésio. Mas, principalmente, fibras, que são essenciais para promover sensação de saciedade, regular e garantir o bom funcionamento do intestino e auxiliar em um emagrecimento saudável. Outra vantagem é que a casca não possui tanto açúcar como a polpa, que é rica em frutose.
Como higienizar as cascas das frutas
Comer a casca da fruta requer um cuidado especial com a higienização. Isso porque é a parte externa que fica exposta a sujeiras e agrotóxicos. A nutricionista ensina as melhores formas de lavar as frutas e indica: opte, sempre que possível, pelas versões orgânicas, que não foram expostas aos agrotóxicos. Com a higienização correta, é até possível diminuir os níveis de produtos nocivos à saúde, mas somente as frutas orgânicas são totalmente isentas desse problema.
Hipoclorito hortifruti
É a melhor opção para limpar a casca da forma correta, para que ela fique totalmente livre de sujeiras. Você encontra o produto em supermercados ou lojas especializadas em hortifruti. Para usar, basta seguir as instruções do produto e dissolver a quantidade indicada na embalagem em uma bacia com água (geralmente, são 10 gotas para 1 litro de água). Deixe a fruta imersa na solução entre 15 a 30 minutos e, em seguida, enxague em água corrente.
Água sanitária
Para quem não tem o hipoclorio hortifruit, essa é a opção mais indicada. A forma de usar é bastante semelhante: adicione 1 colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água e deixe o alimento de molho por 15 minutos, depois basta enxaguar em água corrente. O produto deve ter registro no Ministério da Saúde e não possuir perfumes ou outras soluções para limpeza de roupas, por exemplo.
O que não usar
Uma das formas preferidas das donas de casa é lavar frutas com detergente, atitude totalmente banida pela especialista. “O detergente é um erro. Ele pode tirar um pouco de terra da fruta, mas não mata nada e o produto químico da formulação não é ideal para consumo”, alerta.
De quais frutas posso comer a casca?
Além daquelas frutinhas cujas cascas são mastigáveis e já são tradicionalmente consumidas (como as uvas, maçã, pera, etc), outras, das quais você geralmente se livra das cascas, também podem ser um ótimo alimento. Entre outras opções, é possível preparar um suco com a casca do abacaxi ou da manga, uma farinha com a casca da banana, ou ainda uma geleia com a casca da laranja, do melão ou da mexerica.
No vídeo abaixo, aprenda a aproveitar cascas de banana para fazer um bolo delicioso.