Carinho nos pés

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Amados por uns, odiados por outros e, invariavelmente, neglicenciados, os pés só costumam ser lembrados quando doem e aí, normalmente só lembramos para reclamar. Mas não devia ser assim, eles concentram pontos capazes de influenciar e curar todo o seu corpo se estimulados através de massagens terapêuticas. Carregam neles, junto com o peso de seu corpo e a responsabilidade de te manter erguida, uma espécie de mapa que é lido por quem entende; os especialistas em reflexologia, e que ainda podem curar um monte de problemas que você possa ter.

Quem criou este método foram os índios da América do Norte e Central, há muitos anos. No final do século passado, o médico americano William Fitzgerald levantou estes dados e fez um sistema para que estes conhecimentos fossem aplicados. Depois disso ele ensinou o método a outros médicos e na metade deste século a terapia já era muito usada nos Estados Unidos e a Europa já começava a se interessar por ela. Atualmente esta terapia é encontrada em muitos hospitais europeus e clínicas de reabilitação.

Uma sessão completa dura entre 20 e 30 minutos, o tratamento pode ser feito em até 12 consultas e custa, em média, R$ 35,00. O tempo de tratamento varia de pessoa para pessoa e, é claro, depende também do problema a ser solucionado. De acordo com os sintomas e com as reações, as zonas são tratadas de forma estimulante ou sedativa. Isso depende do ritmo da massagem, que pode ser feita de forma mais rápida ou devagar, e da intensidade com que ela é feita, ou seja, com mais ou menos força. Normalmente, os terapeutas usam as pontas dos dedos para estimular os pés. Entretanto, algumas “pegadas” são feitas com o uso de todas as partes da mão e, às vezes, a palma da mão também é utilizada. Os dedos mais utilizados são o polegar e o indicador.

Logo na primeira sessão, o profissional faz uma análise para ter uma visão geral do paciente. Esta análise é feita após uma massagem nos pés, já que eles são muito sensíveis à pressão e através deles pode-se fazer um diagnóstico sobre a situação em que você se encontra. Você pode ter várias reações quando massageada nos pés e a mais comum delas é a dor. O especialista Kato Edileno (tel: 0xx21 294-4113) explica: “O ponto que dói é aquele que deve ser trabalhado e a dor é causada pelo estímulo da circulação”. Assim que uma zona doente do seu pé é manipulada e dói, você deve, imediatamente, informar para o terapeuta para que ele possa identificar qual o órgão afetado e focalizar a atenção em determinado ponto.

A massagem reflectória nos pés é indicada para dores na coluna, nas articulações, dor de dente, gastrite, bronquite, asma, tonteira, sinusite, urticária, menopausa, hemorróida, asma, diarréia entre muitas outras possibilidades. É, o que se diria no tempo da sua avó, um santo remédio! Mas atenção ! Como toda terapia, também existem algumas contra-indicações como as infecções agudas nos sistema venosos e linfático, doenças infecto-contagiosas, doenças com febre alta, psicoses, gravidez, doenças reumáticas que afetam o tornozelo, gangrena no pé e micoses no pé.

Então trate seus pés com mais carinho e atenção porque eles podem revelar coisas sobre você, que nem você imagina!