Segundo um estudo realizado no Reino Unido, a melhor forma de perder peso é simples e barata: fazer caminhadas. A pesquisa foi realizada por cientistas da London School of Economics, que compararam pessoas que fizeram caminhadas rápidas com outras que se dedicaram a atividades na academia ou esportes como o futebol.
Leia também:
Como passar da caminhada para a corrida: personal ensina
Caminhada emagrece e alivia a vontade de comer doces
Dicas para caminhada: como melhorar o desempenho
O resultado comprovou que caminhadas rápidas de pelo menos 30 minutos feitas com regularidade ajudam a manter o Índice de Massa Corporal (IMC) mais baixo e a cintura mais fina, sem gordurinhas localizadas na barriga. Os resultados foram mais evidentes nas mulheres, pessoas com mais de 50 anos ou com baixos rendimentos.
Fazer caminhadas é importante para melhorar o condicionamento cardiovascular e ainda ajuda a ter pernas mais torneadas. É uma atividade física de baixo impacto e uma arma poderosa para combate e prevenção de diversas doenças. Ela libera endorfinas que geram sensação de bem estar, além de auxiliar no controle dos níveis de pressão arterial.
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), andar diariamente por 2km/h a 4km/h, um ritmo leve que faz a atividade durar em torno de 30 minutos, é suficiente para diminuir consideravelmente o risco de infarto, derrame ou desenvolver diabetes e hipertensão.
Além disso, o condicionamento físico que ganhamos com esse exercício ajuda na execução de diversas funções diárias e aumenta a disposição no dia a dia. A prática também propicia o fortalecimento muscular, o que ajuda na prevenção de torções, quedas e lesões.
Dicas para caminhadas
- Para começar, a distância percorrida deve ser de mais ou menos 1,5km percorridos em 15 minutos. Estabeleça uma frequência de no mínimo 3 vezes por semana, em dias intercalados.
- Durante o exercício, mantenha a postura com as costas eretas, os braços relaxados, e os movimentos sincronizados de vai e vém dos membros superiores.
- O alongamento torna a caminhada mais segura e eficiente, por reduzir o risco de lesões e cãibras e ajudar na agilidade do praticante. Deve ser feito sempre antes e depois da caminhada.