Caldo de ossos faz bem? Médico explica por que alimento ganhou fama

Receita ancestral pode ser o segredo para um organismo mais saudável

Embora não seja um alimento novo, o caldo de ossos voltou a ganhar espaço na alimentação moderna. O motivo: muitos acreditam que essa receita é fonte de muitos benefícios para nossa saúde.

E, de acordo com um estudo recente, as suspeitas estavam certas. Rico em nutrientes, o caldo de ossos age no intestino, o que traz muitos benefícios para o organismo como um todo. Entenda melhor abaixo.

Para que serve o caldo de ossos?

(Crédito: 8photo/freepik)

Em um vídeo no Instagram, o vascular Dr. Daniel Benitti listou alguns dos benefícios do caldo de ossos para o corpo. Entre os principais nutrientes estão:

  • Gelatina: se forma a partir da quebra do colágeno durante o cozimento e ajuda a atrair e reter água no trato digestivo. Com isso, auxilia na digestão e absorção de nutrientes.
  • Glutamina: essencial para as células intestinais, auxilia na reparação e regeneração. Além disso, reduz a inflamação no intestino e fortalece o revestimento intestinal.
  • Glicina e Prolina: essenciais para a construção e reparação de tecidos, incluindo o revestimento intestinal.
  • Arginina e Histidina: Possuem propriedades anti-inflamatórias que podem beneficiar o intestino.
  • Colágeno: fornece suporte estrutural necessário para reparar e fortalecer um revestimento intestinal comprometido.

“Esses componentes auxiliam na reparação e no fortalecimento da mucosa intestinal, o que pode melhorar a permeabilidade intestinal (intestino permeável) e reduzir a inflamação no trato digestivo”, explica. Por cuidar do intestino, o caldo de ossos acaba por beneficiar a saúde como um todo, sendo um grande aliado natural, sendo muito mais recomendado do que muitos suplementos de acordo com o especialista.

Alimentação e saúde