Café verde afina até 7 quilos. Entenda o segredo

por | jun 30, 2016 | Alimentação

O café verde (Coffea Canephora) é nada mais, nada menos, do que o grão do café, só que sem passar pelo processo de torrefação. Ele vem recheado de benefícios e mantém suas propriedades naturais porque não é torrado como o café preto. Descubra qual é o segredo do café verde e seus benefícios!

Leia também:

Suplementos termogênicos ajudam a queimar calorias

Alimentos termogênicos para emagrecer

Veja o cardápio que fez Viviane Araújo secar para novela Império

O que é café verde?

O segredo do grão in natura é o ácido clorogênico, presente em concentrações duas vezes maiores do que no café torrado, que diminui a absorção de glicose e participa no metabolismo dos açúcares, inibindo a enzima glicose-6-fosfatase, responsável pela liberação de açúcares do fígado para a corrente sanguínea. Ou seja, ele é o maior culpado por reduzir a absorção de açúcar pelo organismo e fazer com que o corpo procure novas fontes de energia, como a gordura.

Sem contar que a cafeína, que também está presente, acelera o metabolismo e turbina o gasto energético. “Estudos demonstraram que ele mantém os níveis de glicose e diminui o acúmulo de gordura nas células, principalmente na região abdominal”, conta a nutricionista funcional Carolina Baccei, de São Paulo.

Queimar gordura corporal

Pesquisa apresentada na Sociedade Norte-americana de Química analisou 16 voluntários obesos e com sobrepeso. Uma parte tomou de 700 a 1.050 mg de extrato do grão do café verde e a outra não. Em 22 semanas, o resultado agradou: ele reduziu 16% da gordura corporal, diminui 10% do peso total e afinou cerca de 7 kg em quem o incorporou à dieta.

Bom para a pele, bom para o fôlego!

Pelo fato de ter ação antioxidante, seus benefícios também podem refletir na pele. Um estudo publicado pela American Journal of Clinical Dermatology mostrou que substâncias antioxidantes de plantas, dentre elas a do café, pode auxiliar na proteção contra os raios UVA e, consequentemente, contra envelhecimento.

Restrições e cuidados

Pessoas com insônia, dores de cabeça, gastrite e úlceras devem evitá-lo. Outros grupos que precisam pensar duas vezes antes de se jogar no cafezinho são as gestantes, lactantes e pessoas com problemas no coração. “Devido à sua composição, o alimento pode aumentar a dimensão do problema, provocando, por exemplo, taquicardia”, esclarece a nutricionista.

Veja essa e outras matérias em Revista Shape.