Há pouco mais de um ano a atriz Juliana Paes descobriu que sofria desnecessariamente. Tudo que haviam dito a ela sobre hábitos de alimentação saudáveis estava errado. Ou melhor, não se adequavam ao seu estilo de vida e, por isso, ela não conseguia ter o corpo mais enxuto como gostaria. Foi a nutricionista Nanda Muller, a responsável pela transformação a atriz, a começar por dizer que seu café da manhã estava completamente errado – sendo que é um dos mais seguidos em dietas de perda de peso.
Erro no café da manhã
Juliana Paes comia tapioca recheada com peito de peru e queijo branco e tomava suco verde feito com folhas e frutas antes de ir treinar, o que não é interessante para quem quer perder gordura. Segundo a especialista, a ideia de que as pessoas precisam se alimentar antes do treino é válida se elas estiverem realmente com fome.
Tapioca não é bom?
“Comer um monte de carboidrato logo pela manhã atrapalha o processo de emagrecimento, porque o carboidrato eleva a glicemia rapidamente e o corpo secreta mais insulina, que, por sua vez, ativa enzimas que bloqueiam a queima de gordura e estimula o seu acúmulo”, explicou a nutricionista.
Nesse sentido, para quem quer perder peso, controlar os níveis de glicose (açúcar) no sangue e do hormônio insulina é fundamental. Todos os carboidratos, em algum momento, vão ser convertidos em glicose na corrente sanguínea. O ideal mesmo para quem tem como objetivo queimar gordura e ganhar massa muscular é investir em alimentos ricos em proteína para fazer com que aminoácidos sejam liberados gradualmente na corrente sanguínea durante o treino.
Esta liberação controlada estimula a síntese proteica que, além de também prevenir as lesões das fibras musculares, já inicia o processo de recuperação dentro e depois do treino. Ao ingerir alimentos ricos neste nutriente antes de treinar, a síntese proteica será aumentada gerando uma resposta anabólica ao treino, melhorando a recuperação e impedindo a quebra de tecido muscular durante a prática.
Suco verde não emagrece?
Para beber, a atriz preparava um suco verde com diversas frutas, o que deixava a bebida muito calórica e ainda mais rica em carboidratos. Por isso, a nutricionista passou a recomendar uma receita de suco verde mais enxuto e que realmente ajuda a secar: apenas couve, limão, gengibre e pimenta.
Café da manhã para emagrecer
- 17 melhores alimentos para comer no café da manhã
- Café da manhã das famosas: O que elas comem de bom?
- Café da manhã cetogênico: Nutricionista mostra