Considerado um dos fitoterápicos mais utilizados em todo o mundo, o ginseng tem origem chinesa e é conhecido, principalmente, como aliado no combate ao estresse e ao cansaço. Como possui ação direta sobre a circulação, poderia garantir significativa melhora física e mental.
O ginseng normalmente é encontrado no mercado em forma de pó, cápsulas e suplementos prontos para infusões. Adicionar uma dose da planta no cafezinho diário pode contribuir para o emagrecimento e trazer diversos benefícios para a saúde.
Benefícios do café com ginseng
Tanto o café quanto o ginseng são considerados alimentos que fornecem impulso de energia, estimulam o sistema nervoso central e melhoram o desempenho em exercícios de força e resistência, sendo então ideais para quem pratica atividades físicas intensas com o objetivo de emagrecer.
Com efeito anti-inflamatório, o ginseng ainda tem grande capacidade diurética, que contribui para a eliminação de toxinas e combate o inchaço, fator que resulta em números extras na balança.
Consumido com moderação e sem adição de açúcar, o café pode ainda ajudar na dieta por causa de sua ação termogênica, que acelera o metabolismo e turbina a queima de caloria. A combinação entre os ingredientes, portanto, é fortificante, revitalizante e emagrecedora.
O café com ginseng pode ser preparado apenas com a adição do pó da raiz ao pó derivado dos grãos da bebida tradicional. As quantidades, no entanto, variam de acordo com a necessidade de cada pessoa e apenas um médico ou um fitoterapeuta podem indicar as doses ideais.
O recomendável é não ultrapassar o consumo da quantidade média de 2 gramas da raiz seca de ginseng por dia. O alimento é contraindicado a pessoas com problemas renais, gestantes e mulheres que estão amamentando. Vale ressaltar ainda que a ingestão excessiva do alimento pode causar diarreia, aumento da pressão arterial e insônia.
Café ajuda a emagrecer: como tomar?
- Café com leite cremoso e especiarias é ideal para dar gás no metabolismo
- Café com creme de leite é febre na Dieta Low Carb: afinal, emagrece?
- Café emagrece, mas em excesso causa “efeito rebote”: veja quantidade certa