Buriti é um fruto de casca vermelha escura e polpa amarelada é nativo da região Amazônica e apesar de ter seu consumo pouco difundido, apresenta grandes quantidades de vitaminas, minerais e nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.
Saiba mais sobre as frutas amazônicas:
Cupuaçu deixa a pele mais firme e aumenta a saciedade
Pupunha fortalece a imunidade e previne doenças degenerativas
Castanha do Pará emagrece se for comprada e consumida do jeito certo
Benefícios do buriti
De acordo com a nutricionista da Clínica Super Halthy, Paola Moreira, o buriti é uma das principais fontes de pró-vitamina A (também chamada de carotenoides) encontradas na biodiversidade brasileira. Os carotenoides são fundamentais para a síntese de vitamina A e conferem às frutas e vegetais os tons que variam do amarelo ao vermelho.
“A concentração elevada de betacaroteno garante uma ação antioxidante, e por isso pode auxiliar na prevenção do envelhecimento da pele, além do buriti prevenir doenças como o câncer. Também podemos citar ação benéfica para a saúde da visão”, comenta a especialista.
O óleo extraído da semente de buriti tem alta concentração de ácidos graxos e é utilizado pela indústria farmacêutica para a produção de vermífugo, analgésico, cicatrizante e também é um energético natural.
Quer mais dicas de alimentos que contribuem (e muito) para a sua saúde? Confira este vídeo: