Apesar de ter uma série de benefícios, a berinjela faz mal dependendo de como é consumida
Versátil por garantir diferentes preparações, rica em cálcio, ferro e fósforo, a berinjela ainda ajuda a emagrecer. Isso porque promove saciedade e regula o intestino – e, além disso, também é conhecida por reduzir os níveis de colesterol ruim, melhorar a função cardíaca e proteger o corpo contra danos celulares.
O que muita gente não sabe é que a berinjela pode fazer mal dependendo da forma como se consome o alimento – provocando inclusive intoxicação. Entenda abaixo:
Berinjela faz mal?

De acordo com nutricionista Haline Dalsgaard, mestre em Nutrição Humana pela UFRJ, a casca da berinjela crua contém grande quantidade de solanina. Essa substância é uma toxina que atua como pesticida ou fungicida em defesa contra animais, insetos e fungos que podem atacar o alimento.
Se for ingerida crua, portanto, a berinjela pode fazer mal ao intestino. O risco, no entanto, pode ser eliminado, segundo a especialista, através do cozimento adequado do alimento.
Como preparar berinjela da forma correta

A nutricionista explica que, para que os nutrientes da casca da berinjela não sejam perdidos no cozimento, o cozimento do alimento deve ser feito com o mínimo de água possível. De forma alternativa, é possível até mesmo optar por uma preparação assada ou cozida a vapor.
Caso a berinjela seja consumida crua, como no preparo de água de berinjela, por exemplo, o recomendado é que, antes do processo, a casca seja completamente retirada.